Geografia

Conflito na Líbia em 2011

Conflito na Líbia mobiliza as nações mais poderosas do mundo

A Líbia estampa o noticiário internacional desde 13 de fevereiro de 2011, data do início dos conflitos armados que evoluíram para uma guerra civil no país, localizado no norte africano. Essa situação de guerra foi criada pelo governo de Muammar Kadhafi, há 42 anos no poder, e que se recusa a aceitar os termos impostos pelos países do Ocidente para o processo de paz e democratização no país.

O conflito começou a partir da mobilização da sociedade líbia. Os manifestantes exigiam mais liberdade e democracia, mais respeito pelos direitos humanos, melhor distribuição da riqueza e a redução da corrupção.

Os manifestantes foram violentamente reprimidos pelas tropas de Khadafi, e isso gerou uma revolta generalizada na população, o que agravou os conflitos. Essa situação resultou numa mobilização ainda mais intensa dos grupos anti-Khadafi.

Nesse momento do conflito, Tripoli, a capital do país, já estava cercada por cidades controladas pelos manifestantes.

Essa guerra civil chamou a atenção das nações mais poderosas do mundo, que num jogo de interesses, condenaram o governo da Líbia pelo uso de violência contra os manifestantes. França, Reino Unido e Estados Unidos foram alguns países que se posicionaram contrários ao governo de Muamar Khadafi.

No dia 19 de março de 2011, a ONU autorizou a criação de uma zona de exclusão aérea na Líbia, para evitar que Khadafi continuasse a atacar civis. Uma coalizão formada pelo Reino Unido, EUA, França e outros oito países iniciaram bombardeios em áreas controladas por Khadafi.

Os conflitos e oposição ao governo de Muamar Khadafi continuam desde então. A União Africana, em parceria com a ONU e outras organizações internacionais, continua tentando promover negociações de paz para a Líbia.

Juliana Miranda – Equipe do GrupoEscolar.com
Licença:Creative Commons License