Merchandising

Por

O Merchandising é uma técnica de divulgação e promoção de marcas e produtos. A palavra vem do inglês, e significa mercadoria. O conceito de merchandising é estudado em marketing como uma técnica de planejamento e promoção de um produto. O objetivo dessa técnica é estimular o consumo.

O merchandising é usado na publicidade como um elemento de criatividade para estabelecer relações de negócios e vendas. O merchandising tem como base a promoção de uma marca junto a um grupo de potenciais consumidores. Esse tipo de promoção pode ser feito na tv ou com ações direcionadas de marketing, com a entrega de brindes aos consumidores, como canetas, camisetas e outros objetos que apresentem o logo da empresa que está promovendo a divulgação.

A técnica do merchandising é sensibilizar o consumidor e atrair sua atenção para uma marca ou produto. A ideia é criar uma representação mental positiva. As técnicas de merchandising são usadas para criar uma exposição qualificada.

Conheça os tipos de merchandising:

O merchandising pode ser dividido em dois grupos: o merchandising dentro e fora do ponto de venda.

Merchandising visual – É aquele que utiliza a técnica de fenômenos visuais. Pode ser feito em locais de vendas dos produtos, como nos supermercados, por exemplo.

Merchandising editorial – É aquele feito por meio de comerciais, filmes, novelas, programas de televisão e seriados. Consiste em colocar um personagem utilizando o produto ou marca que está sendo promovida. A estratégia é conhecida como “product placement”, pois coloca o produto de forma sutil na história que o espectador acompanha.

Leia também! Assuntos relevantes