Ludwig Van Beethoven

Ludwig van Beethoven foi um grande compositor alemão, consagrado mundialmente por sua "9.ª Sinfonia". Ludwig van Beethoven nasceu em Bonn, na Alemanha, em 16 de dezembro de 1770. Ele cresceu envolvido com a música, já que era filho e neto de músicos.

Aos 5 anos de idade, Beethoven começou a estudar violino, viola e cravo. Aos 7, participou de seu primeiro recital, na Academia de Sternengass.

Grande estudioso da obra de Bach, Beethoven se interessou pelo piano e pelo órgão. Ele foi precoce na vida de compositor e nas pesquisas sobre teoria musical. Aos 11 anos de idade, Beethoven foi escolhido para ser o organista-suplente da corte.


Vida e obra de Ludwig van Beethoven

Ludwig van Beethoven foi reconhecido como o maior compositor de sua época. Aos 13 anos de idade, ele se tornou solista de cravo na corte de Bonn, ficando sob a proteção do Príncipe Max Franz.

Com 17 anos, Beethoven se mudou para Viena. Lá, ele conheceu Mozart e passou a ganhar cada vez mais prestígio.

Em Viena, Ludwig van Beethoven também conquistou a nobreza, chamando a atenção do Príncipe Karl Lichnowsky, que passou a lhe pagar uma pensão para que executasse recitais nos palácios.

Em 1795, Beethoven se apresentou publicamente, tocando piano. Nessa época, ele publicou suas obras “Três Trios para Piano, Violino e Violoncelo, Opus 1”. Em 1796, ele se apresentou em Praga e em Berlim.

Aos 27 anos, Ludwig van Beethoven já era um músico rico e bem requisitado para recitais. Em 1798, ele começou a perder a audição. A partir de 1800, já com sinais de surdez, Beethoven viveu o período mais brilhante de sua carreira, produzindo sinfonias imortais, entre elas a “Sinfonia nº 9”. O pianista manteve sua surdez em segredo.

Os últimos anos da vida de Ludwig van Beethoven foram marcados por doenças e cansaço físico. O gênio do piano morreu em Viena, na Áustria, no dia 26 de março de 1827.

Ludwig van Beethoven deixou um importante legado para a música mundial e foi consagrado pela crítica e por todos os músicos e pianistas das gerações que vieram após a sua. Durante sua vida, ele compôs sonatas, quartetos, sinfonias e óperas.


Confira algumas das principais Obras de Beethoven:

Concerto para Piano Nº1 em Dó maior Op.15 (1795)


Sonata Nº8 em Dó menor Op.13 [Sonata Patética] (1798)


Seis Quartetos de cordas Op.18 (1800)


Fidélio (1814)


Missa Solemnis Op.123 (1823)


Sinfonia No.9 em Ré menor Op.125 (1824)


Leia também! Assuntos relevantes