História da China Antiga e China Atual

História da China Antiga e China Atual

Por

A China é uma das mais antigas civilizações do mundo e tem uma história de desenvolvimento impressionante. Sabe-se que o Império Chinês já existia antes da ascensão de Roma no mundo antigo.

Os chineses tiveram um papel fundamental no mundo. Eles foram responsáveis, entre outras coisas, pela descoberta da pólvora e pelas invenções da bússola e do papel.

Na China Antiga, os rios Yang-Tsé-Kiang e Huang-Ho eram os limites para o desenvolvimento da agricultura. Eles possibilitaram a formação das primerias cidades da região.

A história da China antiga foi marcada por diferentes dinastias. Vamos conhecer algumas dessas linhagens de reis e imperadores:

Dinastia Shang, 1500-1050 a.C. – Foi uma das mais antigas dinastias da história da China.

Dinastia Zhou, 1050-256 a.C. – Essa poderosa dinastia foi formada por uma família que tinha o costume de distribuir terras aos aliados. Nessa época, a China foi dividida em sete principados e a dinastia acabou entrando em guerra e chegando a um colapso conhecido como “Época dos Estados Guerreiros”.

Dinastia Qin, 221-207 a.C. – Dinastia dominada pelo rei de Qin, que conquistou quase toda a China. Qin foi o fundador do Império Chinês.

Dinastia Han, 206 a.C. – 220 d.C. – Foi dominada por Liu Bang. Esta dinastia foi marcada por um grande aumento da população chinesa e por avanços de tecnologias.

Em 1912 houve a abdicação do último imperador chinês, e em 1949 aconteceu a revolução comunista. Com o passar dos séculos, a China se estruturou política e economicamente. Hoje, o país vive o socialismo e tem grandes chances de se tornar uma das maiores economias do mundo.

Na história da China moderna vê-se um grande impulso a partir de 1970, quando os níveis de desenvolvimento econômico começaram a se acentuar, graças a retomada da atividade industrial e da abertura do comércio para o mercado exterior.

O crescimento da China se intensificou em 1980, e se consolidou na década de 90 e nos anos 2000. Hoje a China é um dos países mais industrializados do mundo e registra um crescimento anual próximo a 10%.

O país asiático de cultura milenar tem vivido uma constante expansão de suas exportações e já provocou preocupações aos Estados Unidos, maior economia mundial.

Atualmente, a China continua a manter uma ditadura de partido único, mas existem grandes diferenças entre a China do início do século XX e a do século XXI. Hoje, o país está se tornando uma sociedade aberta à influência do exterior.

Leia também! Assuntos relevantes