Um heredograma é uma representação gráfica de uma árvore genealógica. Na biologia, essas representações são usadas para apresentar o mecanismo de transmissão das características genéticas em uma família, com traços passados de geração para geração. Esse tipo de diagrama é muito importante, pois permite aos pesquisadores visualizar as relações de parentesco entre cada indivíduo de uma mesma família.

O heredograma é formado por símbolos. Cada pessoa é representada por um símbolo distinto. Dessa forma, fica fácil entender e identificar os tipos de herança genética, as características físicas e, até mesmo, as chances de uma pessoa ter uma doença hereditária.

Esse diagrama é ideal para a realização do levantamento histórico das famílias. É um tipo de representação gráfica que ajuda muito o trabalho de biólogos e geneticistas. A palavra heredograma vem do latim heredium, e significa justamente herança. Ele é a representação da genealogia e da árvore genealógica.


Como é feito um heredograma?

O heredograma é construído com símbolos que estabelecem as relações de parentesco entre os indivíduos, de acordo com suas características. Neste diagrama, os indivíduos do sexo masculino são representados por um quadrado, enquanto os indivíduos do sexo feminino são representados por um círculo.

Heredograma ou Genealogia

A reprodução biológica entre os casais é representada por um traço horizontal. Os filhos de um casal são apresentados como traços verticais. Esses símbolos vão estabelecendo a união e a relação de parentesco entre cada pessoa. As duas regras básicas para a construção de um heredograma são:

1. Para cada casal, o homem precisa aparecer à esquerda, e a mulher à direita.

2. Todos os filhos devem aparecer respeitando a ordem de nascimento, da esquerda para a direita.

No heredograma, as gerações de uma família são representadas por algarismos romanos. E no contexto de cada geração, os indivíduos são representados por algarismos arábicos.

Heredograma simbolos

A interpretação dos heredogramas é muito importante, pois permite entender a genealogia completa de uma família, apresentando inclusive dados sobre gene dominante e gene recessivo, possibilitando a descoberta dos genótipos das pessoas. Por essa razão, os heredogramas são muito empregados nos estudos da Genética.

Também é possível encontrar, por meio do heredograma, os casais que são fenotipicamente idênticos, o homozigoto recessivo e a forma como os genes são passados para os descendentes de uma família.

Leia também! Assuntos relevantes