Golpe da Maioridade - Brasil Império

Golpe da Maioridade - Brasil Império

Por

O Golpe da Maioridade foi um fato que marcou o Brasil Império. Em 23 de julho de 1840 os membros do Partido Liberal conseguiram que D. Pedro II fosse considerado apto a assumir o trono do Império Brasileiro.

Na época, Dom Pedro II tinha apenas 14 anos e, teoricamente, não poderia se tornar imperador. Então, uma articulação política fez com que ele passasse a ser considerado legalmente maior de idade para assumir o poder.

Esse fato aconteceu em razão das agitações políticas do período, que poderiam causar uma descentralização do poder. O período foi marcado por muitas revoltas e colocar Dom Pedro II no trono parecia a única saída para acalmar os ânimos.

O chamado Clube da Maioridade, que trabalhava para colocar Dom Pedro II no poder, era liderado por Antonio Carlos de Andrada e Silva. Na verdade, a real intenção dos liberais ao encabeçarem o Golpe da Maioridade era usar a inexperiência de Pedro II em conduzir questões políticas e administrativas para fortalecer seus próprios interesses.

Depois de aprovada a maioridade de Dom Pedro II, ele assumiu o trono brasileiro em 18 de julho de 1841, quase um ano depois do golpe. Assim, D. Pedro II foi coroado na Capela Imperial e, segundo relatam os livros de História, ele acabou se tornando um imperador sábio e justo.

Juliana Miranda do GrupoEscolar.com

Leia também! Assuntos relevantes