Glândulas Sebáceas e Sudoríparas

Glândulas Sebáceas e Sudoríparas

Por

Nosso organismo tem vários tipos importantes de glândulas, entre elas as glândulas sebáceas e as glândulas sudoríparas. As sebáceas são aquelas encontradas perto dos pelos do corpo inteiro, e as sudoríparas são as responsáveis pela produção de suor.

As glândulas sebáceas produzem uma secreção que é uma mistura de lipídios. Essas glândulas são responsáveis por lubrificar a pele e promover uma ação bactericida. Essas glândulas são microscópicas e secretam um tipo de óleo na pele.

Duas regiões onde encontramos muitas glândulas sebáceas são o rosto e couro cabeludo. Elas têm relação com o aparecimento da acne, dos cistos sebáceos, da hiperplasia e do adenoma sebáceo.

Já as glândulas sudoríparas, que também estão distribuídas pelo corpo todo, são responsáveis por secretar um fluido de cloreto de sódio, ureia, sulfatos e fosfatos. As glândulas sudoríparas têm a importante função de regular a temperatura do corpo e eliminar substâncias tóxicas. Essas glândulas fazem com que o suor seja eliminado por todos os poros da pele, principalmente em altas temperaturas.

O suor do ser humano é formado por água, sais e compostos orgânicos. Esse líquido também secreta gorduras e pode ter diferentes composições de pessoa para pessoa.

Leia também! Assuntos relevantes