Gasolina de Capim

Gasolina de Capim

Por

Pesquisadores da Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, concluíram um estudo que relata que é possível produzir etanol originado de capim. Os cientistas passaram cinco anos analisando campos de capim em fazendas americanas. Esse biocombustível seria produzido a partir de uma espécie de gramínea, chamada de Panicum Virgatum.

Esse capim cresce naturalmente nas áreas agrícolas dos Estados Unidos. A planta produz cinco vezes mais energia do que gasta para o seu cultivo. Segundo os pesquisadores, essa grama tem muito mais vantagens que outras plantas que produzem biocombustíveis, como o milho e a cana-de-açúcar.

Uma das grandes vantagens desse biocombustível é que o cultivo do capim não compete com a produção dos alimentos. Isso evita o aumento do preço de determinados produtos. O Departamento de Energia dos Estados Unidos financia biorrefinarias a fim de dar continuidade nos estudos e possibilitar viabilidade comercial em massa desse biocombustível.

Outra vantagem observada pelos pesquisadores, é que o biocombustível feito com o capim emite 94% menos gases nocivos à atmosfera em comparação com a gasolina.

Juliana Miranda - Equipe do GrupoEscolar.com

Leia também! Assuntos relevantes