Biocombustíveis

Biocombustíveis

Por

Os biocombustíveis são fontes de energia consideradas limpas e renováveis. Esse tipo de combustível é produzido a partir de fontes encontradas na natureza, como vegetais e outras matérias de origem biológica.

Os principais biocombustíveis utilizados na atualidade são produzidos a partir de biomassa. Segundo a Lei nº 9.478, de 6 de agosto de 1997, “biocombustível é todo combustível derivado de biomassa renovável”. Os produtos podem ser usados para gerar combustão interna em motores ou gerar energia limpa, ou seja, que não agrida o meio ambiente.

Hoje, os biocombustíveis estão sendo usados como uma alternativa sustentável aos combustíveis fósseis, derivados do petróleo. Essa nova fonte de energia renovável é feita, entre outros materiais, de cana-de-açúcar, soja, milho, canola, babaçu e mamona.

São considerados biocombustíveis o bioetanol, o biodiesel, o biogás, a biomassa e o biometanol. Um dos biocombustíveis mais populares do Brasil é o etanol, uma solução ideal para substituição da gasolina, pois é capaz de evitar o lançamento de até 508 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.

Leia também! Assuntos relevantes