Festa Junina

Por

As festas juninas brasileiras recebem este nome porque acontecem no mês de junho. A celebração é uma tradição que veio de países europeus.

As festas juninas têm forte influência cristã e foram trazidas para o Brasil pelos portugueses. As comemorações acontecem no país todo, com destaque para a região nordeste, com as festas de Santo Antônio de Jesus, as festas de São João, São Pedro e São Paulo.

Comemorações semelhantes às festas juninas brasilerias são realizadas também em países como Dinamarca, Estónia, Finlândia, Letônia, Lituânia, Noruega, Suécia, França, Itália, Malta, Portugal, Espanha e Ucrânia.

No Brasil, os principais símbolos das festas juninas são a fogueira, as bandeirinhas, os balões e os fogos de artifício. Uma curiosidade é que os fogos de artifício, segundo a tradição popular, servem para despertar São João Batista.

A quadrilha é a dança típica das festas juninas brasileiras. Trata-se de uma dança de salão francesa para pares, que veio para o Brasil seguindo o interesse da classe média e da elite do século XIX. Hoje, a quadrilha é uma dança extremamente popular, que conta com forte influência do folclore nacional.

As festas juninas brasileiras são divididas em dois tipos: as festas da Região Nordeste e as festas do Brasil caipira, que acontecem nos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás.

As comídas típicas variam de uma região para a outra. Mas, de uma maneira geral, as festas juninas têm doces tradicionais, como pé-de-moleque, arroz doce, canjica, bolos de milho, bebidas como quentão e vinho quente, e comidas como o cuscuz.

Leia também! Assuntos relevantes