Evaporação

Por

Você já reparou como as roupas secam rapidamente no varal durante um dia de sol? Isso acontece graças ao processo da evaporação da água, no qual o aquecimento do líquido o transforma em vapor de água. O mesmo processo de evaporação pode ser conferido quando preparamos um chá ou café.

Na prática, a água só começa a evaporar após o seu momento de ebulição. A evaporação acontece diariamente em fontes de água, como mares, rios e lagos. O fenômeno ocorre quando o líquido é aquecido pelo Sol.

O vapor de água gerado pela evaporação se mistura com o ar da atmosfera, originando a umidade do ar, elemento importante para garantir as boas condições de respiração para os seres humanos.

Além disso, a evaporação da água também é essencial para o ciclo das chuvas no planeta Terra. A água que evapora forma a chuva, reconduzindo o vapor de água ao seu estado líquido por meio da condensação.

A evaporação tem sua intensidade variável, de acordo com a tensão superficial do líquido. Sendo assim, a vaporização do líquido só acontece em uma temperatura menor do que a temperatura de ebulição. O processo decorre da energia cinética das moléculas e do aumento da temperatura.

Pressão de Vapor

A pressão de vapor pode ser compreendida como a pressão exercida pelo vapor quando em equilíbrio termodinâmico com seu líquido de origem. Podemos afirmar que a pressão de vapor é uma medida que apresenta a tendência de evaporação para um determinado líquido.

Quanto maior a pressão de vapor, mais volátil é o líquido. Essa propriedade física está diretamente relacionada à temperatura.

Para concluir, é possível dizer que a evaporação é de extrema relevância para a vida na Terra, pois, sem ela, os ciclos de chuva não aconteceriam e a água seria um recurso limitado.

Leia também! Assuntos relevantes