Chuva

Por

A chuva é um fenômeno meteorológico. Com papel extremamente importante para a manutenção da vida no planeta, os ciclos de chuvas colaboram com o equilíbrio dos reservatórios de água que abastecem as cidades, além de contribuir para a fauna e a flora.

Quando a chuva cai, nos deparamos com gotas líquidas, que podem ser mais ou menos fortes e intensas. Também acontecem chuvas de água sólida, ou seja, de gelo. A água vem das nuvens que se formam sobre a superfície da Terra. Ela é resultado da condensação de vapor de água.

As chuvas podem apresentar origens diversas e características também variadas. Existem as chuvas orográficas, que acontecem quando as massas de ar úmidas não seguem seu caminho natural por causa do relevo; e também as chuvas de convecção, que ocorrem quando a temperatura está elevada, gerando grande evaporação. Às vezes, a chuva não atinge a superfície, ela evapora antes de chegar ao solo.

A chuva atua no ciclo hidrológico e é responsável também pela sensação térmica no planeta. Este fenômeno climático é fundamental para os seres vivos.

Confira o ciclo da chuva:

1 – A água é aquecida, evapora e vira vapor de água;

2 – O vapor de água sobe e forma as nuvens carregadas;

3 – Quando encontra massas frias, o vapor de água condensa e volta a ser água, deixando a nuvem pesada;

4 – A chuva cai.

Regiões como a Floresta Amazônica apresentam alto nível de chuvas anuais. Isso pode ser acompanhado pelo Índice Pluviométrico, que mede o volume de chuvas. A previsão das chuvas é feita nas estações meteorológicas.

Leia também! Assuntos relevantes