Estrutura e Duplicação do DNA

Estrutura e Duplicação do DNA

Por

O DNA é a estrutura fundamental das características genéticas dos seres humanos. É o DNA que controla a atividade celular, fazendo com que as células se dividam e passem suas características para as células-filhas, ou seja, o DNA é duplicado, passando da célula-mãe para a célula-filha.

Os primeiros estudos sobre o DNA foram realizados por Mendel, pesquisador que inicialmente apresentou a teoria de que existiam unidades responsáveis por transmitir as características genéticas entre os seres humanos. Em nosso organismo, o DNA está principalmente nos cromossomos, que estão localizados no interior do núcleo das células.

O DNA é um ácido nucleico, formado pelas seguintes estruturas: base nitrogenada, pentose e um grupo fosfato. As moléculas dão origem aos nucleotídeos.

As cinco bases nitrogenadas presentes no DNA são: adenina (A), citosina (C), guanina (G), timina (T) e uracila (U).


Duplicação do DNA

A duplicação dos genes acontece da seguinte forma: duas cadeias de DNA se separam por meio do rompimento das pontes de hidrogênio. Dessa forma, a molécula original de DNA dá origem a duas moléculas idênticas. O processo de duplicação também é chamado de replicação.

Durante a duplicação, as duas fitas originais de DNA recebem novos nucleotídeos, formando duas moléculas de DNA idênticas. O processo de duplicação é considerado semiconservativo.


Cópias Idênticas

A molécula de DNA produz cópias idênticas de si mesma. Segundo o modelo de Watson e Crick, a duplicação do DNA acontece com cadeias que servem de molde. Isso significa que a cadeia original se encaixa na nova cadeia, ou vice-versa.

Toda molécula-filha guarda metade da característica da molécula-mãe. A replicação do DNA acontece graças a um complexo multienzimático e aos nucleotídeos livres.

Leia também! Assuntos relevantes