Pedagogia

Escola e Democracia

RESUMO DO LIVRO: ESCOLA E DEMOCRACIA

Savianni, analisa em seu livro “Escola e Democracia” a situação da educação, as “teorias não críticas” e as diferenças entre a pedagogia tradicional, a pedagogia nova, a tecnicista e ainda o problema da marginalidade. Neste livro, ele também analisa as “teorias crítico-reprodutivista”, no qual, está dividida em teoria de sistema, teoria da escola dualista e por último a teoria crítica da educação.

O autor faz abordagem política do funcionamento interno da escola de primeiro grau, fazendo referência a “teoria da curvatura da vara”, localizando o papel do diretor, orientadores, supervisores e enfim ao professor e aos alunos. E além da curvatura da vara onde não dar para esquecer a política da escola, que está dividida em três teses:
. Filosófico-histórica
. Pedagógica-metodológica
. e a tese da política.

Destaca a educação e política, coloca em discussão em teses,ao total onze, sendo esse tema principal de todo o livro

Artigos relacionados

Savianni não descarta de maneira alguma a responsabilidade do professor. O professor não tem poder de mudar o mundo, mas pode ajudar aos alunos, fazendo compreendê-los o papel de cada um dentro do sistema, sem esquecer de cumprir seus deveres e adquirir seus direitos que deve contribuir para a construção de um país mais digno.

ESCOLA GERA VALORES

Não dar para falar de educação em falar em política, aparentemente são distintas mas estão ligadas entre si.

A escola é necessário ter um projeto Político Pedagógico bem estruturado, onde atenda a necessidade da população, a escola cumprirá seu papel perante a sociedade, sendo um agente transformador, permitindo não a acesso do educando mas desenvolva nele a consciência crítica, induzindo a transformá-lo perante a sociedade.

O papel da escola é ir além do ensino tradicional , cumprir com um plano de aula, o professor deve compreender toda a realidade, saber com clareza quais são os objetivos em sala de aula.

Fazer um autoanálise é de grande importância. Por que o professor não toda a verdade em suas mãos, assim como o aluno, ele também busca novos conhecimentos para aprimorar. É necessário existir na relação professor-aluno respeito mútuo, com isso , facilitará o trabalho do professor.

A escola pode contribui nesse processo, por motivar o professor em suas realizações. E por sua vez, o professor também deve motivar os alunos à adquirir novos conhecimentos, gerar novas ideias…

Por isso, a escola e o professor devem ter os mesmos objetivos. Formar alunos com sua própria autonomia, livres, com igualdades, cumpridores de deveres e com direitos iguais. Devemos lutar por uma educação mais democrática e inovadora gerando valores.

CONCLUSÃO:

Foi importante ler esse livro, conteúdo polêmico mas deixou mensagens de reflexão para os leitores.

Não dar para esquecer da realidade e por outro lado, o papel da política, escola e educador quanto agentes transformadores.

Por isso, aconselho em especial aos educadores adquirir este livro, será de grande proveito,pois aumentará seu conhecimentos para a mudança de uma escola melhor.

Texto enviado às 10:39 – 15 de dezembro de 2010
Autor: Josilene Queiroz Santos