Equilibrio Químico

Equilibrio Químico

Por

As reações químicas, em sua maioria, terminam com o esgotamento total da quantidade de reagentes. Contudo, em algumas situações específicas, essas reações não se completam, gerando o efeito da reversibilidade da reação. Isso significa que, depois de formar produtos, as substâncias voltam a formar seus reagentes originais.

Quando as reações não chegam até o final, é possível dizer que elas estão em equilíbrio químico, característica representada pelo símbolo das setas inversas:

No processo que resulta em equilíbrio químico, ao invés de a reação continuar até os reagentes acabarem, ela se torna reversível, ou seja, acontece nos dois sentidos ao mesmo tempo. Dessa forma, os reagentes se transformam em produtos e os produtos se transformam em reagentes de forma simultânea.

As reações simultâneas ocorrem na mesma velocidade até atingirem o equilíbrio químico dinâmico. As trocas e compensações entre os produtos e reagentes do sistema continuam no nível microscópico.

Assista agora à aula do professor Ruffini sobre equilíbrio químico:

Toda reação reversível tem uma constante de equilíbrio que varia com a temperatura. Nesse tipo de reação, as concentrações de reagentes e produtos são constantes depois de um período de tempo. O equilíbrio químico é representado pelo sinal igual ( = ).

Leia também! Assuntos relevantes