Educação a Distância (EAD)

Educação a Distância (EAD)

Por

O conceito de Educação a Distância, conhecida atualmente pela sigla EAD, já existe desde 1890. Na Alemanha e na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, já eram oferecidos cursos de hebraico por correspondência nessa época.

No início do século XX começaram as produções de filmes educacionais e transmissões radiofônicas com caráter educativo. No Brasil, a Educação a Distância surgiu em 1937, com a criação do Serviço de Radiodifusão Educativa, do Ministério da Educação.

Em seguida, em 1939, apareceu a primeira empresa particular de ensino a distância, que foi o Instituto Monitor. Mais tarde, em 1941, o Brasil ganha o Instituto Universal Brasileiro, que trabalha com cursos por correspondência.

Em 1981, a Fundação Roberto Marinho lançou o Telecurso 1º e 2º graus para ensinar matérias do ensino fundamental e médio pela televisão. Esse curso já formou mais de 4 milhões de pessoas.

Em 1999, o Ministério da Educação reconheceu os primeiros cursos superiores a distância. Hoje, a EAD é conceituada como “uma atividade de ensino e aprendizado sem que haja proximidade entre professor e alunos, em que a comunicação biodirecional é realizada por meio de algum recurso tecnológico intermediário, como cartas, textos impressos, televisão,radiodifusão ou ambientes computacionais” (ALVES; ZAMBALDE & FIGUEIREDO, 2004,p.6).

Com a chegada da internet, os cursos de Educação a Distância se tornaram populares, mas é preciso tomar cuidado e procurar opções reconhecidas pelo MEC.

Abaixo você encontra uma relação de algumas instituições e sites que oferecem cursos de educação a distância em todos os níveis de formação de maneira gratuita:

Centro de Computação da Unicamp – CCUEC – Oferece minicursos de capacitação em tecnologia da informação para iniciantes, como “Busca na Web”, “Tecnologia XML” e “Gravando com Webcam”.
unicamp.br/minicurso


Comunidade Moodle Brasil - Cursos voltados para educadores.
www.moodlebrasil.net


Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento – CDTC - Projeto do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação que possui mais de 200 cursos de formação na área de tecnologia da informação.
http://comunidade.cdtc.org.br/


E-física - Cursos de física em seis níveis de complexidade, para leigos e professores.
http://efisica.if.usp.br/


Escola Nacional de Administração Pública – ENAP - Oferece cursos como “BrOffice”, “Ética no serviço público”, “Orçamento público” e “Gestão de convênios”.
www.enap.gov.br


Escola Superior de Administração e Gestão – Esags - Oferece cursos gratuitos de “Formação de Líderes” e de “Fundamentos de Análises de Negócios”.
http://www.esag.edu.br/ocw


Livemocha - Comunidade para estudos de idiomas. Oferece cursos e testes em mais de trinta idiomas.
www.livemocha.com


Colingo - Oferece aulas de inglês ao-vivo com professores nativos. Sistema de ensino pago e gratuito.
www.colingo.com


Senai – Oferece cursos de educação a distância gratuitos em todo o país.
www.senai.br/ead/transversais


Universidade Aberta do Brasil – MEC - Instituições de ensino federais, estaduais e municipais em todo o Brasil que oferecem cerca de mil cursos gratuitos e a distância para aperfeiçoamento, graduação e pós-graduação.
http://uab.capes.gov.br/

Leia também! Assuntos relevantes