Doenças psicológicas que mais afetam os adultos

Doenças psicológicas que mais afetam os adultos

Por

O mundo atual é repleto de correria e estresse, e por isso, cada dia mais aumenta o número de indivíduos com doenças psicológicas. Estas, já bastante comuns, têm um preconceito tremendo em torno de si, mas não devem ser mal vistas ou tratadas como tabus, pois precisa-se falar nisso para tratar e melhorar o quadro das milhões de pessoas ao redor do mundo. Confira abaixo uma lista das doenças mais comuns em adultos.


T.O.C. - Transtorno Obsessivo-Compulsivo

T.O.C. é uma doença bastante comum que faz com que o indivíduo sofra com obsessões e compulsões, além de ideias e comportamentos que podem ser julgados como absurdos ou ridículos por outros e até mesmo pela própria pessoa. Estes, no entanto, são repetitivos, persistentes e incontroláveis. Além disso, a pessoa pode ser tomada por alguns pensamentos difíceis de afastar da mente envolvendo sexo, religião, agressividade, entre outros. Os pensamentos podem ser aliviados por determinados comportamentos, que passam a ser repetidos pela pessoa.


Transtorno Bipolar

Transtorno bipolar, ou bipolaridade, é uma doença que envolve episódios intercalados de depressão e mania, em que há uma extrema alegria, humor elevado e euforia, assim como autoestima alta, seguido da depressão, com humor baixo, tristeza e depressão. É comum, entre os dois momentos, haver momentos de normalidade, sem picos.


Anorexia

Anorexia nervosa é uma doença psicológica muito comum, principalmente em mulheres. Trata-se de um transtorno alimentar em que a pessoa busca uma magreza de forma incessante, recorrendo a estratégias que prejudicam a saúde. Os indivíduos acometidos pela doença apresentam um medo bastante intenso de engordar, mesmo que estejam magros de forma excessiva. A doença pode levar o paciente à morte.


Transtorno de ansiedade social

Também conhecido como sociofobia ou fobia social, o transtorno de ansiedade social é uma síndrome ansiosa que tem como principais características as reações de tensão nervosa, desconforto e alarme quando em exposição à avaliação social, ou seja, quando o indivíduo precisa interagir com outras pessoas ou participar de atividades sociais. Isso acaba interferindo de forma significativa a vida do indivíduo e daqueles que estão em volta.


Leia também:

Doenças psicológicas que mais afetam os adolescentes

Doenças psicológicas que mais afetam as crianças


Depressão

A depressão, com certeza, não poderia ficar de fora dessa lista. Um indivíduo é considerado clinicamente depressivo quando, sem nenhum tipo de explicação, apresentam um sentimento de vazio, além da perda de autoestima e nenhuma esperança de felicidade. É um quadro bastante comum, mas também repleto de preconceitos e tratado como um tabu.
Junto com a depressão, está a depressão pós-parto, ou PPD, que ocorre em mulheres logo após o parto. Os sintomas podem envolver cansaço, estresse, irritabilidade, perda de apetite, perda de libido, choro inexplicável e insônia.


Esquizofrenia

O paciente com esquizofrenia sofre de algumas irregularidades no discernimento ou quanto à expressão das coisas ao seu redor. Não sabe o que é ou não real, afetando todos os 5 sentidos. Pode ainda ocasionar alucinações, delírios, desilusões, fala arrastada e disfunção social. Os sintomas, entretanto, variam de indivíduo para indivíduo, sendo que alguns apresentam surtos psicóticos e depois continuam a viver suas vidas normalmente, enquanto outros sofrem constantemente com isso.

Leia também! Assuntos relevantes