Doenças causadas por fungos

Doenças causadas por fungos

Por

Os fungos são organismos eucariontes unicelulares ou multicelulares que incorporam seus alimentos por absorção: as células de seu corpo eliminam enzimas que digerem a matéria orgânica presente no meio, o que possibilita a sua absorção. Popularmente, os fungos são conhecidos como mofos, bolores, leveduras e cogumelos.

Os fungos estão presentes na nossa vida de várias formas: para se alimentar, para produzir remédios e também para nos deixar doentes.

Entre os fungos que nos deixam doentes estão alguns cogumelos venenosos. Os cogumelos brancos da espécie Amanita phalloides podem matar uma pessoa. Outros cogumelos, como Amanita muscaria e Psilocybe, produzem efeitos alucinógenos e podem causar sérios danos ao sistema nervoso. Outro fungo, o Aspergillus flavus, cresce em amendoim e produz a aflatoxina, substância que pode causar câncer no fígado.

Uma doença bastante comum é o “sapinho”. Ele é causado pelo tipo de fungo Candida, e isso provoca pontos brancos na boca. O mesmo tipo de fungo é o causador da Candidiase Vaginal, que é caracterizada também por uma gosma esbranquiçada na vagina.

A histoplasmose, doença causada pelo fungo Histoplasma capsulatum, é parasita aos pulmões. A infecção ocorre pela inalação de esporos presentes na poeira de solos contaminados. Micoses e inflamações nas unhas também podem ser causadas por fungos. Para evitar as doenças, a melhor maneira é manter a higiene.

Juliana Miranda - Equipe do GrupoEscolar.com

Leia também! Assuntos relevantes