Micoses e seus tipos

Micoses e seus tipos

Por

Por Dr. Carlos Roberto Antônio.
Micoses são infecções causadas por fungos ou leveduras (microorganismos) que atingem mais freqüentemente a pele e as unhas, alterando seu aspecto, por exemplo as unhas que ficam com outra cor ou com formato diferente. As micoses causam desconforto e isso acaba por interferir no trabalho e na vida pessoal.

Tipos de micose:
Micoses de Unhas (Onicomicose):
São mais comuns nas unhas dos pés e nas mulheres. No início, a onicomicose é apenas uma alteração no aspecto: uma minúscula mancha branca no canto da unha. O tempo prova o contrário, elas podem causar desconforto, piorar e até atingir outras unhas. Mais tarde pode acontecer o descolamento da unha, deixando-a mais grossa ou esbranquiçada e quebradiça. Deve ser lembrado que o aspecto da unha não volta ao normal logo após o final do tratamento, isto porque a unha pode demorar até 9 meses (ou mais) para crescer completamente e voltar ao normal. Isto não é falha da medicação, pois alguns produtos ficam impregnados na unha,
mantendo o seu efeito contra os fungos durante 9 a 12 meses, tempo que leva a unha para recuperar seu aspecto sadio.

Frieira ou Pé-de-atleta (Tinea pedis):
Ocorre entre os dedos dos pés. Os fungos provocam coceira e deixam a pele esbranquiçada. Há também descamação e espessamento da sola dos pés. O pé-de-atleta aparece quando a umidade e a sujeira se acumulam. É mais comum em pessoas que usam sapatos fechados por longos períodos de tempo.

Micose do Corpo (Tinea corporis):
As lesões são escamosas, circulares e têm bordas elevadas, normalmente estão presentes entre as dobras dos braços, joelhos e axilas.

Micose da Virilha (Tinea cruris):
A doença se manifesta pela formação de manchas avermelhadas, úmidas e descamativas, geralmente acompanhada de muita coceira, atingindo a região da virilha, podendo se alastrar até as nádegas e abdômen. Tipo de micose mais comum em homens.

Micoses de Praia/Piscina ou Pano Branco (Pitiríase Versicolor):
É um tipo de micose que acomete a pele e apresenta-se na forma de manchas claras, podendo ser castanhas ou avermelhadas. Normalmente aparece na região das costas. Por ser uma micose contagiosa, ela é mais comum em freqüentadores de piscinas e praias onde existem acúmulos de pessoas num mesmo local, o que facilita este contágio.

Dicas para evitar as micoses:
- Quando for à manicure, procure levar seu próprio material. Use instrumentos esterilizados para manipular as unhas.

- Quando freqüentar banheiros e chuveiros públicos, use sempre chinelos de borracha.

- Não retire a cutícula porque a matriz da unha fica exposta a infecções por bactérias e fungos.

- Não use roupas e toalhas emprestadas.

- Não use calçados totalmente fechados, apertados e quentes por tempo prolongado.

- Mantenha suas roupas lavadas e passadas e dê preferência às roupas íntimas de algodão que permitem melhor evaporação do suor.


Fonte:
Biologika.zip.net

Leia também! Assuntos relevantes