Câncer

Por

O câncer é uma doença que assusta muitas pessoas. Na verdade, este nome é dado a uma lista de mais de 100 patologias, que se manifestam em diversas áreas do corpo humano.

Basicamente, o câncer pode ser compreendido como um crescimento anormal de células no organismo. As mutações fazem com que essas células invadam os tecidos e os órgãos humanos.

As células que formam os tumores se multiplicam rapidamente e, por isso, são muito agressivas. Existem várias causas para o desenvolvimento de um câncer, e entre elas estão fatores externos, genéticos e comportamentais.

Os tumores que surgem em tecidos epiteliais, como a pele e as mucosas, são os carcinomas. Já os que afetam os tecidos conjuntivos, como os ossos e os músculos, são os sarcomas.

O grande risco do câncer é que ele pode se espalhar pelo corpo, por meio das chamadas metástases. Isso acontece por que o aumento de células no organismo torna-se descontrolado, causando mais mutações que destroem as células saudáveis.

Os tumores são formações, ou seja, acúmulos de células cancerosas. Estes tumores podem ser malignos ou benignos.


Principais tipos de Câncer

São vários os tipos de câncer já diagnosticados, mas os principais são: câncer de pulmão, colo do útero, leucemia, reto, estômago, mama, pele, próstata, intestino e tecidos neurais.

Estima-se que 576 mil casos de câncer sejam diagnosticados no Brasil todos os anos. O câncer de pele do tipo não-melanoma é o campeão de incidência entre a população brasileira.


Prevenção do Câncer

A melhor prevenção do câncer é controlar os fatores de risco, o que inclui não fumar, não beber em excesso e não exagerar no consumo de alimentos ricos em gorduras. Manter uma vida saudável, controlar o peso, praticar atividades físicas e cuidar da alimentação também são atitudes que ajudam a prevenir a doença.

Evite uma vida sedentária e faça exames médicos com frequência, especialmente se você já tem um histórico de câncer na família. O tratamento da doença é sempre combinado, e pode incluir cirurgia, radioterapia e quimioterapia.

O diagnóstico precoce do câncer é a melhor forma de tratar a doença de forma bem-sucedida. Mantenha uma rotina anual de check-ups médicos e fique atento a qualquer sintoma estranho.

Para evitar o câncer de pele evite manter a exposição prolongada ao sol e use filtro solar todos os dias!

Leia também! Assuntos relevantes