Pedagogia

Dia do Professor – 15 de Outubro

O dia do professor é uma data muito especial, que serve para homenagear os nossos mestres, que, com certeza, mudaram a vida de todos nós. Quem não se lembra com muito carinho dos professores?

O dia do professor é 15 de outubro. O Brasil tem milhões de professores, que acompanham o nosso desenvolvimento desde a primeira infância até a faculdade. A transmissão de conhecimento sistematizada, feita de maneira correta por professores que amam a profissão, é a maneira mais eficiente de construir uma sociedade produtiva e com capacidade crítica de análise.

Veja também: Pedagogia

Mas, você sabe quando surgiu o dia do professor?

O imperador Dom Pedro I estabeleceu, por meio de decreto, em 15 de outubro de 1827, que o Brasil teria, a partir daquele ano, o Ensino Elementar para educar no nível primário crianças em todas as cidades do território nacional.

A sistematização do conteúdo também foi abordada pelo documento do imperador. Ou seja, os alunos de norte a sul passariam a aprender a mesma matéria e seguiriam o mesmo método de letramento. O decreto também estabeleceu condições de trabalho para a categoria de professor.

Professor conversando com alunos

A confraternização do Dia do Professor só aconteceu bem mais adiante, em 1947. Salomão Becker, professor, entendeu que a data seria perfeita para homenagear a categoria, além de colocar um dia de folga para os professores que estavam com sobrecarga no segundo semestre letivo.

Mas o Dia do Professor só se tornou oficial em 1963, após decreto presidencial para toda a federação, aprovado pelo presidente João Goulart. Trata-se do decreto nº 52.682.

Na ordem, está determinado que no dia 15 de outubro as instituições de ensino farão homenagens aos professores, com as devidas solenidades, com a participação da sociedade, em especial os alunos e seus familiares.

Frase do dia do professor - Cora Coralina

Por isso, em todo Dia do Professor, em 15 de outubro, as escolas organizam uma programação especial para dar os parabéns, agradecer e estimular o exercício de uma das profissões mais importantes do país.