João Goulart

Por

João Goulart foi presidente do Brasil. O político nasceu em São Borja, Rio Grande do Sul, em 1 de março de 1918. Jango se formou em direito e iniciou sua carreira política em 1946 no PTB (Partido Trabalhista Brasileiro).

Goulart foi eleito deputado estadual, deputado federal, foi Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio e presidente nacional do PTB. Jango foi vice-presidente no governo de Juscelino Kubitscheck e ocupou a presidência do Senado entre 1956 e 1961.

Jango assumiu a presidência do Brasil em 7 de setembro de 1961, após a renúncia de Jânio Quadros. Em 6 de janeiro de 1963, Jango conquistou o apoio do Congresso Nacional e da classe operária para votar a restituição do presidencialismo no Brasil. O governo passou por uma crise política com a oposição dos militares a João Goulart.

Jango foi acusado de comunista por causa de sua aproximação com os grupos populares, como sindicalistas, por exemplo. Em 31 de março de 1964, João Goulart foi deposto pelo golpe militar. No mesmo ano, Jango foi exilado no Uruguai e depois na Argentina.

O ex-presidente morreu no exílio, em 6 de dezembro de 1976. Sua morte foi relacionada a um suposto ataque cardíaco, mas em 2013 uma investigação da Comissão da Verdade pediu a exumação do corpo do presidente para avaliar a verdadeira causa da morte. Os familiares acreditam que o presidente tenha sido envenenado no período da ditadura militar, na chamada Operação Condor.

Leia também! Assuntos relevantes