Descubra como tornar seu dia mais produtivo em 8 passos

Você faz um bom uso do seu tempo? De que você modo você lida com o seu tempo livre e a produtividade? Se você anda se sentindo lento (a) e nada produtivo (a), nós listamos 8 dicas oportunas que irão te ajudar a melhorar a sua organização e produtividade. Confira!

Improdutivo

1. Liste as suas prioridades: O primeiro passo a se tomar é anotar tudo aquilo que passa em sua mente, incluindo aqueles pensamentos mais corriqueiros. Deste modo, você consegue clarear os seus pensamentos e tudo flui melhor, aprimorando a sua concentração, bem como a tomada de decisões.

2. Promova sua lista de tarefas: É fundamental que você liste as tarefas diárias, tais como as reuniões, exames médicos, compromissos relacionados ao trabalho etc. Tudo deve ser anotado e organizado, para que você não perca nada e consiga definir horários.

Lista de prioridades

3. Concentre-se naquilo que precisa ser feito: Para que tudo saia conforme planejado, o foco deve ser mantido. Concentre-se naquilo que se propõe a fazer, e assim sua produtividade será muito maior, e você atingirá seu objetivo. Distrações ao seu redor como músicas, por exemplo, só irão desconcentrá-lo.

4. Mantenha as pessoas próximas de você a par da sua lista: Pessoas como seu chefe, cônjuge, filhos, parentes mais próximos e colegas de trabalho devem estar a par da sua lista de compromissos. Acha estranho? Acontece que, manter estas pessoas atualizadas sobre seus afazeres auxiliam você a cobrir os problemas que muitas vezes entram em conflito com outro compromisso (fora da lista).

5. Aumente seus níveis de energia com uma boa noite de sono: Uma maior disposição e energia farão com que a sua motivação e produtividade cresçam e melhorem o seu desempenho. Uma dica para isso é ter uma boa noite de sono, de no mínimo 8 horas diárias. O descanso (e uma boa saúde) e uma nutrição adequados fazem do seu dia mais produtivo e cheio de ação, impulsionando seus níveis de energia.

Boa noite de sono

6. Tenha uma boa alimentação: Aproveitando o gancho da dica acima, falamos agora sobre a boa nutrição. Os alimentos são grandes influenciadores do nosso desempenho diário.

Substitua os alimentos brancos (sal, açúcar e farinha) pelas suas versões integrais. Aumente também o consumo de frutas e vegetais. Alimentos processados prejudicam nosso organismo, bem como ao nosso condicionamento físico e mental.

7. Diminua os estimulantes: Embora o café pareça um bom estimulante, ele não substitui uma boa noite de descanso. Eles podem ser muito eficazes quando ainda estamos acordados, especialmente quando se trata de aumento de energia, todavia reduzem a clareza dos pensamentos.

Tomando café

8. Relaxe: Não se deixe levar pelo estresse diário. Como dito, a concentração para realizar suas atividades é fundamental. Sendo assim, aprenda a relaxar. Respire, dê um tempo do seu compromisso e tome um ar fresco. Alivie a mente e retorne ao seu compromisso. Uma mente relaxada é o segredo para um bom funcionamento dos seus planos.

Leia também! Assuntos relevantes