ENEM e Vestibular

Como se preparar para o vestibular?

Geralmente, uma das partes mais importantes na vida de qualquer pessoa, é quando chega o momento em que ele irá prestar vestibular. Nesse momento, com toda a carga de pressão que ele exige, é normal que bata um medo na pessoa que está por realizar a prova.

E é nessa hora que ela tem que estar mais preparada e ciente da responsabilidade que ela terá pela frente, afinal de contas, é o seu futuro que poderá estar em jogo. Com isso em mente, mais tensão, mais medo, mais pânico atacam a pessoa.

Primeiramente, é preciso entender que isso é absolutamente normal e acontece com qualquer um. A diferença é que você tem que saber o que fazer e como fazer com esse momento.

E é isso que este texto quer te apresentar, o que você deve fazer para se sentir bem preparado para prestar o vestibular.

Observe as dicas abaixo e boa sorte na prova!

Rapaz com a caneta na mão, escrevendo, estudando

1 – Leia o edital e conheça o conteúdo da prova

Independente da instituição de ensino, todas elas publicam o edital com um bom tempo de antecedência, justamente para que o aluno fique por dentro de todas as informações e tenha um tempo hábil para se preparar para a prova.

Portanto, o aluno que quer estar bem preparado, deve conhecer o edital, principalmente o Manual do Candidato, quando tiver, e o conteúdo das provas, para já ir se familiarizando com ele.

2 – Monte um plano de estudos

Ao tomar conhecimento do conteúdo que irá cair na prova, elabore uma programação para que você estude as matérias. Analise quanto tempo você irá dedicar para essas atividades e, mais importante, cumpri-las, integralmente. Uma divisão boa a ser feita é colocar cada matéria num determinado dia da semana.

3 – Dê atenção especial às matérias que você tem dúvidas

Se você tem dúvidas em alguma matéria, o certo a se fazer é dedicar mais tempo a elas. Por isso é importante que você relacione todas as matérias que têm dificuldades, para que possa ter um material maior sobre elas e despejar maior quantidade de tempo para elas.

4 – Dedicação

Independente do modo como você irá estudar, se sozinho ou em grupo, o seu empenho em desempenhar essa atividade ditará o quanto você estará preparado para ela. É importante que o aluno não falte aula e, quando estiver em casa, se concentre apenas em estudar no tempo estipulado.

5 – Faça as provas anteriores

Testar os seus conhecimentos com as provas já desenvolvidas é uma boa maneira de saber o grau da sua preparação. Quando você faz as provas anteriores, você consegue visualizar as maiores dificuldades e o tempo que cada questão demandará para ser resolvida. Com isso, você terá um direcionamento melhor sobre os seus estudos.

6 – Exercite redação

Treine bastante redação. Alguns concursos dão um peso grande para esse tipo de avaliação, por isso é importante estar bem preparado. Veja os tipos de redação que são cobrados nas provas e teste suas escritas baseadas na solicitação da prova.

Quanto mais redação elaborar, mais bem preparado você estará.