Dia do Trabalho, Dia do Trabalhador - 1º de Maio

O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador, é uma data que é comemorada no dia 1º de maio, em diversos países do mundo. Ela homenageia as conquistas que os trabalhadores conseguiram durante a história, e é considerado feriado em mais de 80 países, incluindo Brasil, Espanha, França, Japão, Portugal, Rússia, entre outros.

Origem

O Dia do Trabalho se dá nesta data graças á uma greve feita pelos operários que trabalhavam na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no dia 1º de maio de 1886. Milhares de trabalhadores foram às ruas para reivindicar por melhores condições de trabalho, solicitando uma redução na carga horária de trabalho, que passaria de treze horas para oito horas diárias. Ainda neste dia, se instalou uma grande greve geral dos trabalhadores, por todo o país.

As manifestações dos trabalhadores por redução de jornada de trabalho para 8 horas, do 1º de Maio de 1886

Reivindicação dos trabalhadores por redução de jornada de trabalho para 8 horas
1º de Maio de 1886, Chicago, EUA. Reivindicação dos trabalhadores por redução de jornada de trabalho para 8 horas.

Dois dias após dessas manifestações, ocorreu um conflito entre policiais e os trabalhadores, onde os manifestantes atiraram uma bomba na direção dos policiais, onde sete deles perderam a vida, o que resultou numa resposta imediata deles, onde começaram a atirar nos grupos de manifestantes, resultando na morte de doze pessoas e diversas pessoas feridas.

No Canadá o feriado do dia do trabalho chama-se "Dia de Oito Horas".

Para homenagear as pessoas que morreram nesse conflito, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida em Paris, França, no dia 20 de junho de 1889, criou o Dia Internacional dos Trabalhadores, que seria comemorado no dia 1º de maio.

Como é celebrado o Dia do Trabalho nos países?

Nos Estados Unidos da América, país onde ocorreu a batalha que deu origem à comemoração, todos celebram o Dia do Trabalhador. Só que, ao invés de celebrarem no dia que foi estabelecido, eles comemoram na primeira segunda-feira do mês de setembro.

Essa comemoração foi transferida para outra data porque não quiseram associar a data com uma lembrança triste que foi deixada pelas pessoas que morreram na batalha de 1886, em Chicago.

A França passou a adotar o Dia do Trabalho no seu calendário em 1919, sendo o primeiro país a instituir tal data, diminuindo a jornada de trabalho para oito horas e proclamando o dia primeiro de maio para celebrar a data especial.

No ano seguinte, a Rússia passou a adotar também a comemoração, sendo seguida pelo restante do mundo logo depois.


E no Brasil, como a data é celebrada?


Dia do trabalho no Brasil

No Brasil, a data foi instituída pelo presidente Artur Bernardes, no ano de 1925. Mas três fatos importantes ocorreram nessa data, mas em anos diferentes:

Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo, com o objetivo de que este pudesse suprir as necessidades básicas das famílias, como moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação, lazer, entre outros.

Já em 1º de maio de 1941, a Justiça do Trabalho foi criada, com o objetivo de resolver as questões judiciais relacionadas ao trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

Em 1º de maio de 1943, foi anunciada a Consolidação das Leis de Trabalho, CLT, no Brasil, por Getúlio Vargas. E uma curiosidade quanto a essa data: sempre que ocorre um aumento do salário mínimo, ele é feito nessa data.


Leia também:

Leia também! Assuntos relevantes