Corpo Amarelo ou Corpo Lúteo

Corpo Amarelo ou Corpo Lúteo

Por

Depois da ovulação, a parede folicular dos óvulos femininos se transformam num tecido luteínico secretor e de cor amarela chamado Corpo Lúteo, ou Corpo Amarelo.

A formação do corpo amarelo do ovário ocorre em consequência de uma ação hormonal. Quando não acontece a fecundação do óvulo, o corpo amarelo se degenera. Se ocorrer a fecundação, o corpo lúteo continua a produzir hormônios durante a gestação.

O corpo lúteo é uma estrutura endócrina temporária, relacionada com a produção do hormônio progesterona, necessário para a manutenção da gestação.

O desenvolvimento do corpo lúteo resulta de estímulos produzidos pelo hormônio luteinizante (LH) liberado antes da ovulação.

O corpo lúteo é programado para secretar durante 10 ou 12 dias. Caso não haja nenhum estímulo adicional, suas células se degeneram por apoptose, quando uma gestação não se estabelece.

Quando a mulher fica grávida, o embrião envia um sinal para o corpo lúteo para que os hormônios possam estimular a secreção das glândulas uterinas, processo importante na nutrição do embrião.

Juliana Miranda, Equipe do GrupoEscolar.com.

Leia também! Assuntos relevantes