Bolsa de Estudo

Como entrar na faculdade usando os programas do governo?

Hoje, entrar numa faculdade é um sonho possível de realizar. Graças aos vários programas sociais que facilitaram a entrada de jovens no ensino superior, o Brasil vem mudando a realidade e o nível educacional do país a cada ano.

São várias as opções de programas oferecidos pelo governo para quem quer cursar uma faculdade. Vamos listar aqui as principais modalidades de bolsas de estudo que tornarão real a mudança de vida dos cidadãos de todas as classes sociais do Brasil.

FIES – O Governo Federal criou o FIES – Programa de Financiamento Estudantil, em 1999. O programa consiste em financiar a mensalidade de estudantes em universidades particulares. O financiamento é como um empréstimo, que deve ser pago após o término do curso. Para quem faz um curso de 4 anos, o financiamento oferece 13 anos para pagar as despesas da faculdade, com juros de 3,4% ao ano.

A inscrição para obter o benefício pode ser realizada em qualquer época do ano.

Como fazer faculdade de graça?

Prouni – É um programa do Governo Federal que concede bolsa de estudo integral ou parcial para alunos de baixa renda em instituições privadas de ensino superior. As bolsas do programa podem ser disputadas por estudantes que tenham renda familiar per capita de até 1,5 salários mínimos. Para participar, é preciso atingir uma boa nota no Enem. O Programa Universidade para Todos deve formar mais de 10 milhões de novos profissionais até 2015.

SiSu – O Sistema de Seleção Unificada é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

CNPq – Por meio do Conselho Nacional de Conhecimento Científico e Tecnológico oferece bolsas de estudo para estudantes que queiram trabalhar na universidade na área da pesquisa científica.

Também existem programas de bolsas dos governos estaduais, como o Escola da Família, do governo de São Paulo, que concede bolsas parciais para estudantes que queiram atuar como educadores em escolas estaduais nos finais de semana.

As informações completas sobre todos os programas de bolsas de estudo para o ensino superior estão nos links abaixo:

CNPq

FIES