Cnidários

Por

O filo dos cnidários conta com águas-vivas, corais, hidras, entre outros seres do mar.

O filo Cnidária está representado pelas hidras, água-vivas, corais e anêmonas-do-mar. Os cnidários são os primeiros animais a apresentarem uma cavidade digestiva no corpo, o que possibilitou ingestão maior de alimentos, devido ao aumento da capacidade de digestão.

As cnidárias possuem simetria radial e são os primatas em tecidos verdadeiros mais aproximados dos órgãos. As cnidária são representadas por dois tipos de seres: as medusas, que são natantes e os pólipos, que são sésseis.

Nesse filo há uma célula especial, chamada de cnidócito, presente em maioria nos tentáculos dos seres. Quando provocado, o tentáculo ejeta nematocisto, líquido que provoca irritação em predadores e causa queimaduras em seres humanos.

Os dois tipos de cnidários possuem boca, mas carecem de ânus. Depois de ingerido, o alimento acessa o espaço gastrovascular. Após a digestão primária, as células absorvem os nutrientes extraídos pela estrutura digestiva. Desse modo, é importante tomar nota que o processo digestivo é extracelular e intracelular.

A parte excessiva da alimentação é dispensada pela boca. Os tentáculos, localizados próximos da boca, auxiliam na captura de alimentos. Os cnidários são compostos pela epiderme, conjunto celular que reveste o corpo externamente, e a gastroderme, conjunto celular reveste a cavidade gastrovascular.

A mesogléia é uma camada gelatinosa, localizada entre a epiderme e a gastroderme. Por causa de seu aspecto gelatinoso, faz as medusas parecerem seres mais molengas. Os pólipos são mais firmes, pois não possuem mesogléia em abundância.

Popularmente, as medusas são conhecidas por "águas-vivas" devido ao excesso da camada gelatinosa. Os cnidários são considerados animais diblásticos, por que possuem epiderme e a gastroderme derivadas de tecidos embrionários.

Os cnidários são os primeiros animais com neurônios, apresentados de forma espalhada pelo corpo. Além de se deslocar, os cnidários conseguem realizar o movimento de se contrair e de se esticar. Os pólipos se locomovem reduzidamente, com movimentos de cambalhota.

As medusas conseguem movimentos mais sofisticados, ativados pelo jato propulsão. Os cnidários respiram através de toda a superfície do corpo.

Leia também! Assuntos relevantes