Civilizações da Mesopotâmia

Civilizações da Mesopotâmia

Por

Os povos mesopotâmicos viveram na chamada região Mesopotâmia, que se localizava entre os rios Tigre e Eufrates, no Oriente Médio. Atualmente, a área é ocupada pelo território do Iraque.

Essa região era muito produtiva para a agricultura e atraía vários povos nômades. A Mesopotâmia contava com duas regiões geográficas: a região Norte e a região Alta.

O território passou pela dominação de vários povos, entre eles os Sumérios, os Acádios, os Amoritas, os Assírios e os Caldeus.


Vamos conhecer cada um dos povos mesopotâmicos abaixo:
Sumérios – Viveram há 2.000 a.C e foram os primeiros a ocuparem a Mesopotâmia. Habitavam a região sul da Mesopotâmia, e suas principais cidades foram Ur, Uruk, Lagash e Nipur. A civilização foi extinta graças à rivalidade entre as cidades-estados.

Acádios – Também viveram há 2.000 a.C. Esse grupo nômade era originário do deserto da Síria e depois ocupou o norte da Mesopotâmia. A civilização foi devastada pelo povo Guti.

Amoritas – Foi o primeiro Império Babilônico. Esse povo existiu entre 2000 a.C. e 1750 a.C. Tratava-se de um povo nômade que vivia no deserto da Arábia. Essa civilização acabou por causa de sucessivas invasões à região Mesopotâmica.

Assírios – Esse povo viveu entre 1300 a.C. e 612 a.C. A civilização, de origem semita, vivia do pastoreio e habitava as margens do rio Tigre. Essa foi uma sociedade militar e expansionista que dominou a Mesopotâmia e chegou a ocupar a região do Egito. Também foram extintos por invasões.

Caldeus – Essa civilização constituiu o Segundo Império Babilônico entre 612 a.C. e 539 a.C. O povo, de origem semita, se estabeleceu na Mesopotâmia depois de derrotar os Assírios. Esse grupo fez da Babilônia sua principal cidade-estado. O Império dos caldeus durou 73 anos e depois foi incorporado ao Império Persa.

Leia também! Assuntos relevantes