Resposta Imunológica Humoral

Resposta Imunológica Humoral

Por

A Resposta Imunológica Humoral (RIH) é realizada por anticorpos. A imunidade humoral é fundamental no combate a vários tipos de organismos extracelulares que tentam invadir o corpo humano. Nesse processo, os anticorpos são produzidos por meio de uma função neutralizadora.

No corpo humano, os anticorpos são produzidos para combaterem o antígeno que estimulou a sua produção. Em todo sistema imune existe uma resposta imune humoral.

A resposta imune primária acontece quando o indivíduo entra em contato com o antígeno pela primeira vez. Dessa forma, acontece a produção de anticorpos pela primeira vez, criando também uma memória do organismo sobre determinado agente patológico.

Assim, quando o ser humano entra em contato com o antígeno pela segunda vez, a produção de anticorpos será mais rápida, pois as células de memória vão reconhecer o invasor e produzir anticorpos com mais eficiência. Esse processo é chamado de resposta imune secundária.

De uma forma geral, a Resposta Imunológica Humoral não é feita apenas por células B de memória, mas também pela participação de linfócitos T helpers, que ajudam a regular a atividade da resposta do organismo. Esse processo é fundamental para garantir a saúde e a proteção do organismo humano, e faz parte da regulação do sistema imune.

Leia também! Assuntos relevantes