Biogeografia

Você já ouviu falar sobre biogeografia? Saiba que esta é uma ciência de extrema importância para os conhecimentos do homem sobre o planeta Terra, pois ela estuda a distribuição dos seres em nosso planeta, ou seja, tenta explicar como se deu e por que aconteceu a distribuição dos organismos na Terra.

Além disso, a biogeografia também se dedica a avaliar as variações do padrão de distribuição dos organismos na Terra, estudando todas as modificações que aconteceram no passado, que acontecem no presente e que podem acontecer no futuro.

Os profissionais que se dedicam a essa área de pesquisa são os chamados biogeógrafos. A missão destes profissionais é sempre tentar compreender e explicar por que determinadas espécies escolheram viver em regiões específicas do planeta.

Pode-se dizer que a biogeografia é uma ciência baseada na observação, já que seus profissionais passam grande parte do tempo analisando padrões e comparando comportamentos de espécies.

Biogeografia e Bibliografia

Os estudos da biogeografia se baseiam muito em bibliografias. Isso quer dizer que eles exigem muita pesquisa em referências bibliográficas, pois é preciso conhecer todas as espécies coletadas anteriormente.

Outro aspecto relevante é que a biogeografia é uma ciência interdisciplinar, que engloba diversas matérias, como ecologia, biologia, geologia, evolução, geografia, paleontologia e climatologia. A partir de todas estas ciências é possível definir os padrões de distribuição de uma espécie na superfície terrestre, levando em consideração todas as características do ambiente em que ela vive.

Conceitos Ecológicos

Os profissionais que trabalham em biogeografia estão muito familiarizados com os conceitos ecológicos e de fisiologia. Eles também dominam conhecimentos sobre anatomia e desenvolvimento de espécies animais e vegetais.

Outro ponto bastante estudado é a alteração geográfica das regiões. Todas as mudanças geográficas, incluindo o avanço do mar, o surgimento de ilhas e as cadeias de montanhas, são importantes para a biogeografia.

Linhas de Estudo da Biogeografia

A biogeografia conta com várias linhas de estudo, entre elas a biogeografia histórica e a biogeografia ecológica. Entenda os conceitos:

Biogeografia Histórica – Tenta explicar a distribuição dos organismos no planeta com base em fósseis e eventos do passado.

Biogeografia Ecológica – Tenta explicar a distribuição dos organismos no planeta com base nos fatores atuais e nas relações entre seres vivos e o ambiente natural.

Em resumo, a biogeografia é uma área que faz parte das ciências biológicas, e que se dedica a estudar a presença dos seres vivos no espaço. Essa distribuição da vida é avaliada desde os tempos mais remotos até os dias de hoje, a fim de formular uma base dinâmica de informações sobre a ocupação espacial e temporal da Terra.

Entre os grandes nomes da biogeografia podemos citar o botânico De Candolle, que foi o responsável por dividir a Biogeografia em Biogeografia Ecológica e Biogeografia Histórica; e Léon Croizat, botânico considerado o Pai da Biogeografia Vicariante, que afirmou que a vida e o planeta estão correlacionados historicamente.