Geologia

Por

A geologia é uma ciência que se dedica a estudar a composição e a evolução da Terra. Esses estudos são realizados com base nos produtos e processos geológicos do interior e da superfície do planeta, como os continentes, o fundo do mar, as montanhas, as rochas, os solos, as bacias sedimentares, os minérios, os vulcões, os rios, entre outros.

A palavra geologia vem do grego, em que geo significa terra; e logos significa estudo. Sendo assim, a geologia é a ciência que estuda a terra, ou a crosta terrestre. O profissional que se dedica à geologia é o chamado geólogo. Esse profissional tem sido muito importante nas pesquisas sobre minérios e petróleo em diversos países do mundo.

Alguns materiais de trabalho do geólogo são imagens de satélites, GPS, fotografias aéreas, cartas topográficas, microscópios e computadores. A geologia atua com trabalho de campo, com coleta de dados; e com observação e atividades laboratoriais.

A geologia é uma área estratégica para a exploração de recursos minerais, energéticos e hídricos nos países, além de contribuir também com a construção civil e o planejamento urbano das cidades.

Leia também! Assuntos relevantes