Behaviorismo, Entenda mais!

O behaviorismo consiste em uma área da psicologia que tem como objeto de estudo o comportamento. Não à toa, a teoria também pode ser conhecida como ‘comportamentalismo’.

O surgimento do behaviorismo está diretamente relacionado com a oposição a duas outras correntes da psicologia: o estruturalismo e o funcionalismo. O behaviorismo é considerado, atualmente, uma das principais correntes psicológicas – lado a lado com a psicanálise (psicologia analítica) e com a Gestalt (psicologia da forma).


O que a corrente do behaviorismo estuda?

O behaviorismo vê o comportamento dos seres vivos de uma forma reacional e funcional. A corrente se concentra na observação e no estudo de comportamentos objetivos (sem relações com aspectos transcendentais, filosóficos ou introspectivos).

Esses comportamentos são estudados a partir de unidades analíticas, tais como estímulos e respostas. Os principais métodos de investigação, por sua vez, são os seguintes:

  • Observação do comportamento do indivíduo em ambientes naturais;
  • Observação do comportamento do indivíduo em ambientes onde ele está sendo controlado de modo experimental;
  • Observação do comportamento do indivíduo após orientação por meio de evidências empíricas.

O behaviorismo é ainda baseado na crença de que cada estímulo gera outro estímulo nos mecanismos cerebrais dos seres vivos.


Quando a corrente surgiu?

Tudo começou no ano de 1913, quando o artigo de autoria do psicológico norte-americano John Watson “Psicologia: como os behavioristas a veem” foi publicado. Neste mesmo ano ele foi considerado o pai do behaviorismo do tipo metodológico.

No ano seguinte, o psicológico mais uma vez abordou o conceito: desta vez, trazendo não só suas explicações como também de outros autores e pensadores, tais como Pavlov, Descartes, Comte e Loeb.

Segundo ele, o behaviorismo é uma corrente que visa não só compreender, como também prever e controlar o comportamento dos seres humanos.


Quais são as diferentes correntes behavioristas?

Nos dias de hoje o behaviorismo é dividido em três principais correntes:

Behaviorismo clássico:


Criado por Watson com a crença de que a psicologia pode controlar o comportamento de todos os indivíduos;

Behaviorismo radical


Essa corrente visa provar que a conduta humana não depende de causas internas, mas apenas, externas;

Behaviorismo filosófico


A corrente acredita que as tendências de comportamento dos humanos dependem dos padrões do ambiente onde eles vivem.

Leia também! Assuntos relevantes