Ascaridíase

Por

A ascaridíase é uma verminose intestinal que afeta o homem. A doença é provocada por um parasita chamado Ascaris lumbricoides. Esta é a verminose com maior prevalência entre a população mundial.

A contaminação por ascaridíase se dá, principalmente, pelo consumo de ovos infectados do parasita. Esses ovos podem estar presentes no solo, na água ou nos alimentos.

O nome popular da ascaridíase é lombriga. Estima-se que 25% da população mundial estejam infectados por este tipo de parasita. A doença é mais comum em áreas com saneamento básico precário ou limitado.


Características da Lombriga

A lombriga é um parasita de corpo cilíndrico e alongado. Ela pode alcançar 40 centímetros de comprimento. Um único hospedeiro é capaz de abrigar cerca de 600 parasitas.

Outras características da lombriga são: perfil liso, brilhante, cor que varia entre branco e amarelo, boca com três lábios grandes e reprodução sexuada.


Contaminação por ascaridíase

A contaminação por Ascaris lumbricoides acontece majoritariamente por ingestão de água ou alimentos contaminados. As crianças são as maiores vítimas dessa doença, principalmente por causa da falta de higiene e exposição aos fatores de risco.

O parasita passa pelo fígado, pelo coração e pelos pulmões humanos. Os principais sintomas da doença são tosse seca, febre, irritação brônquica e dificuldade respiratória.

Depois de desenvolvidas, as larvas seguem para o aparelho digestivo, até alcançarem o intestino delgado. Nessa fase da doença, os sintomas são diarreia, vômito, cólica, dor abdominal e vermes nas fezes.

As crianças correm risco de vida quando a doença se manifesta em sua forma mais grave e não recebe o tratamento adequado.


Tratamento para ascaridíase

O tratamento para ascaridíase acontece por meio de medicação e cuidados redobrados de higiene. É importante ressaltar que as infecções são assintomáticas em até 85% dos casos. Por isso, ao notar qualquer sintoma desagradável, procure o serviço médico com prioridade e receba as orientações adequadas.

Como forma de prevenção, lave as mãos várias vezes ao dia, especialmente depois de ir ao banheiro e antes das refeições, lave bem os alimentos, não consuma água de fontes não confiáveis e evite ficar em contato com áreas de esgoto a céu aberto.

Leia também! Assuntos relevantes