Biografias

Amy Winehouse (14-09-1983 – 23-07-2011)

Carreira brilhante com triste fim: biografia de Amy Winehouse

No domingo 23 de julho de 2011 o mundo se surpreendeu com a triste notícia da morte de um ícone de sucesso mundial da música. Amy Jade Winehouse (nome completo da cantora) foi encontrada morta em sua casa, em Camden, Londres. A suspeita é que o óbito tenha sido resultado de uma overdose de drogas.

Amy nasceu no dia 14 de setembro de 1983 em Londres. A menina passou sua infância e adolescência em uma área suburbana da cidade,no bairro chamado Southgate. Sua família, judia e formada por quatro pessoas, tinha uma tradição musical ligada ao jazz. Seu pai era motorista de taxi e sua mãe farmacêutica.

Em sua vida adulta, Amy se casou com Blake Fielder. Problemático, Fielder cumpre pena por acusação de agressão. Dois anos depois do casamento, que aconteceu em 2007, a relação acabou com acusações mútuas de infidelidade e agressões.

Em 2008, a cantora foi presa duas vezes em flagrante por posse de drogas. Amy foi alvo de inúmeros escândalos relacionados ao uso de drogas, e varias vezes tentou enfrentar o vício em clínicas para dependentes e desintoxicação. Ela chegou a ser o principal alvo da imprensa britânica, pois suas atitudes extravagantes e problemas pessoais rendiam financeiramente aos veículos de comunicação. Até mesmo um vídeo de Amy usando crack chegou a ser publicado no site do jornal The Sun.

Sua trajetória foi triste, mesmo com uma carreira de sucesso. A artista estava aparentemente drogada e bêbada em quase todos seus shows e aparições. Ela era dominada por seu vício.

Com relação à carreira, Amy começou aos dez anos com uma banda amadora. Aos 13 anos ganhou sua primeira guitarra e já com 16 tocava profissionalmente junto com um amigo. O seu primeiro álbum, Frank, foi lançado em 2003. Todas as canções foram escritas por ela mesma. Seu segundo trabalho foi Back to Black, que venceu cinco das seis indicações ao Grammy 2008, entre elas a de Canção do Ano e Artista Revelação. Back to Black estourou comercialmente, atingindo a marca de 13 milhões de cópias vendidas até 2010. Seu maior sucesso, a música Rehab, foi considerada pelos críticos uma das músicas mais influentes da década 2000/2010.

Por causa das drogas, Amy não conseguiu finalizar diversos projetos musicais e o mundo perdeu um dos maiores talentos da geração atual. Triste fim para uma curta carreira de tremendo sucesso.

Juliana Miranda – Equipe do GrupoEscolar.com
Licença:Creative Commons License