AIDS - SIDA

Por

A AIDS é a Síndrome da imunodeficiência adquirida, também conhecida como SIDA, sua sigla em inglês para Acquired Immunodeficiency Syndrome. Esta doença atinge o sistema imunológico e é provocada por um vírus que se instala no organismo.

Durante a fase inicial de infecção, a doença não manifesta sintomas. Contudo, com o passar do tempo o vírus passa a influenciar o sistema imunológico, tornando o paciente mais suscetível a adquirir outras doenças, principalmente infecções oportunistas e câncer.

As pessoas contraem o HIV por meio de relações sexuais sem camisinha, por transfusões de sangue contaminado, de mãe para filho e pelo compartilhamento de objetos cortantes com pessoas contaminadas, como agulhas, por exemplo. A única forma de prevenção da AIDS é o sexo seguro, com preservativo.

Esta síndrome ainda não tem cura, mas existe um eficiente tratamento antirretroviral que pode retardar o desenvolvimento da doença e melhorar as condições e a expectativa de vida dos pacientes. Acredita-se que o HIV tenha surgido na África, no século XX.

A AIDS foi diagnosticada pela primeira vez em 1981, no Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. A doença já matou mais de 30 milhões de pessoas, e cerca de 34 milhões de pacientes convivem com o vírus. Infelizmente, o HIV ainda é considerado um grave problema de saúde pública, considerado uma pandemia.

Leia também! Assuntos relevantes