A importância do oxigênio

A importância do oxigênio

Por

O oxigênio é o elemento da vida. Ele é responsável por nosso processo de respiração e também está envolvido na fotossíntese das árvores. O oxigênio é um elemento químico de símbolo O. Ele representa aproximadamente 20% da composição da atmosfera terrestre.

O elemento é muito importante na química orgânica. Ele está diretamente envolvido no ciclo energético dos seres vivos, e é essencial na respiração celular dos organismos aeróbicos.

O oxigênio é encontrado no estado gasoso, formando moléculas biatômicas de O2. Esta molécula é formada na fotossíntese das plantas e é utilizada pelos seres vivos na respiração.

O oxigênio líquido reage com praticamente todos os metais, exceto com os metais nobres como ouro e platina. A substância é utilizada como oxidante devido a sua elevada eletronegatividade. O oxigênio líquido também é usado como comburente nos motores de propulsão dos foguetes.

O O2 também tem aplicações industriais nos processos de soldadura e na fabricação de aço e metanol. Na medicina, ele é usado como suplemento em pacientes que apresentam dificuldades respiratórias.

Outra função do O2 é garantir a respiração dos seres humanos em práticas desportivas como o submarinismo. Como podemos notar, o oxigênio é importante em várias atividades humanas e, principalmente, para a manutenção da vida na Terra.

Leia também! Assuntos relevantes