A importância da célula no ser vivo

A importância da célula no ser vivo

Por

A célula é uma peça fundamental para a vida humana. Muitos cientistas já afirmaram que a célula é a base da vida, um conceito fundamental para explicar a existência.

A célula é importante pois é a unidade estrutural dos seres vivos. Para entendermos a importância celular no mundo vivo, precisamos conhecer essa estrutura com mais detalhes.

Existem vários tipos de células e todos os seres vivos são formados por células. As células são as menores frações de matéria viva. Elas são capazes de se duplicar de forma independente e realizam diversas atividades.

Os cientistas puderam entender melhor esse elemento depois da invenção do microscópio, a partir de 1590. Segundo a teoria celular, de Purkinje, as células são "protagonistas" do corpo humano.

A célula é responsável pela transmissão dos caracteres hereditários em todos os seres vivos. A célula é uma unidade de reprodução e desenvolvimento.

Toda célula possui uma unidade estrutural e funcional. Temos três tipos principais de células procarióticas e eucarióticas (vegetal/animal). Todas as células têm diferentes componentes, estruturas e organelos que desempenham funções específicas.

Os constituintes químicos da célula podem ser divididos em compostos inorgânicos e compostos orgânicos. Podemos afirmar que a célula é importate porque é uma matéria viva, essencial para a existência dos homens, animais e vegetais.

Leia também! Assuntos relevantes