Tecnologia Social é um conceito que classifica um conjunto de técnicas, produtos e metodologias que podem ser aplicadas e reaplicadas em diversas comunidades. Estas tecnologias sociais nascem da interatividade dos grupos sociais e representam soluções para problemas e situações cotidianas, garantindo uma significativa transformação social.
A tecnologia social está sempre relacionada a uma proposta inovadora de desenvolvimento, baseada na participação coletiva. Todas as etapas da organização, desenvolvimento e implementação são trabalhadas em equipe.
Este conceito é relativamente novo, e está concentrado na disseminação de soluções eficientes para as demandas sociais, como alimentação, educação, energia, habitação, renda, recursos hÃdricos, saúde e meio ambiente. Todas as tecnologias sociais contam com a sabedoria popular e o conhecimento técnico-cientÃfico. Estas duas vertentes trabalham juntas para criar uma organização social em torno de projetos para o desenvolvimento local em escala.
Como exemplos de Tecnologia Social, podemos citar o soro caseiro, as cisternas de placas pré-moldadas, as técnicas da agricultura de subsistência, entre outros processos simples que podem solucionar algum tipo de problema social. A tecnologia social também pode ser aplicada para resolver questões sobre a demanda por água potável e alimentos.
O conceito recebeu o nome de tecnologia social por que emprega o conhecimento popular e conhecimentos técnico-cientÃficos.

- Agricultura no Norte do Brasil
- Agricultura no Sudeste do Brasil
- Agricultura no Nordeste do Brasil
- Agricultura
- Clima, Agricultura e Economia do Continente Europeu
- Sustentabilidade
- Agricultura no Sul do Brasil
- Plantas transgênicas na agricultura
- Agricultura no Brasil
- Agricultura no Centro-Oeste do Brasil
Por