Pedagogia

Sociologia da educação

A sociologia da educação é uma área que estuda e pesquisa todos os processos sociais relacionados e desencadeados pela educação. Esta disciplina avalia o ensino e a aprendizagem na sociedade e analisa como as relações sociais influenciam o desenvolvimento das pessoas.

Na prática, a Sociologia da Educação é uma vertente da Sociologia. Ela se dedica ao estudo da realidade sócio-educacional e dos processos educacionais. Os fundadores da sociologia da educação foram Émille Durkheim, Karl Marx e Max Weber.

Pesquisadores desta disciplina tentam compreender como a educação acontece e se manifesta dentro da sociedade, e como as pessoas reagem à educação que recebem. No Brasil, a Sociologia da Educação foi estudada por Fernando Azevedo, um dos autores do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, em 1932.

De acordo com a sociologia da educação, o processo educacional e o espaço da aprendizagem estão intimamente relacionados. A escola deve ser um espaço de reflexão e análise.