Sistema Esquelético

O sistema esquelético tem como função proteger, produzir células sanguíneas, armazenar os minerais, sustentar e locomover. Ele também é conhecido pelo nome de sistema ósseo e é formado por duzentos e seis ossos e estão assim divididos: ossos da cabeça, ossos do pescoço, ossos do ouvido, ossos do tórax, ossos do abdômen, ossos dos membros inferiores e ossos dos membros superiores.

A ciência que estuda os ossos é a osteologia. O crânio e a coluna vertebral são estruturas ósseas complexas e extremamente importantes, que ajudam e evoluem ao ponto em que o homem se desenvolve. A coluna vertebral tem como objetivo dar maior flexibilidade ao corpo humano.

Os ossos do corpo humano são ligados através das articulações. E eles são os responsáveis por darem um apoio para o sistema muscular, fazendo com que o homem possa executar diversos movimentos.

Esqueletos em simulação de movimento - Corpo Humano

As principais funções do sistema esquelético são:

  • Sustentar o organismo;
  • Proteger os órgãos vitais;
  • Armazenar os sais, principalmente o cálcio e o fósforo, que são fundamentais para o funcionamento das células e devem estar presentes no sangue. Uma vez que o nível de cálcio diminui no sangue, os sais de cálcio são levados para os ossos para suprir a sua ausência;
  • Ajudar no movimento do corpo;
  • Hematopoiética;
  • Alguns ossos possuem medula amarela, mais conhecida como tutano. Essa medula é constituída, em sua maioria, por células adiposas, que acumulam gorduras como material de reserva;
  • No interior de alguns ossos, como o crânio, a coluna, a bacia, o esterno, as costelas e as cabeças dos ossos do braço e da coxa, existem cavidades que são preenchidas por um tecido macio, chamado de medula óssea vermelha, onde são produzidas as células do sangue: hemácias, leucócitos e plaquetas.

Anatomia do Esqueleto Humano, Sistema Esquelético

Quais são as principais partes do esqueleto?

O sistema esquelético possui duas partes que podem ser consideradas principais: o esqueleto apendicular e o esqueleto axial.

O esqueleto apendicular é formado:

  • Pela caixa craniana, que possui diversos ossos importantes do crânio;
  • Pela coluna vertebral, que são pequenos ossos sobrepostos que dão sustentação ao corpo, e onde existe um canal que se conecta à medula nervosa ou espinhal. A sua principal função é a movimentação;
  • Pela caixa torácica, que é formada pelo osso esterno e as costelas. É ela a responsável por proteger os pulmões e o coração.

Já o esqueleto axial é formado pela:

  • Cintura torácica ou escapular, que é uma estrutura também conhecida como cintura superior. É formada pelas escápulas e clavículas;
  • Cintura pélvica ou inferior, também chamada de bacia, tem na sua constituição o sacro, um par de ossos ilíacos e pelo cóccix.

O esqueleto dos membros também é composto pelas juntas, ou seja, uma ligação existente entre dois ou mais ossos. Outras estruturas que fazem parte do esqueleto são as articulações. E essas, possuem os ligamentos, que são os responsáveis por tornar os ossos conectados a uma articulação.

Os ossos começam a se formar desde o segundo mês de vida intrauterina. Quando nasce, a criança já apresenta um esqueleto bastante ossificado, mas as extremidades de diversos ossos ainda possuem regiões cartilaginosas que permitem o crescimento.

Entre os 18 e 20 anos, essas regiões cartilaginosas se ossificam e deixam de crescer.


Assuntos relacionados:

Corpo Humano

Anatomia Humana

Sistema articular

Sistema Locomotor

Músculos Humanos

Costelas - Corpo Humano

Leia também! Assuntos relevantes