Ossos do Corpo Humano

Os ossos são órgãos esbranquiçados e duros, que unidos uns aos outros por intermédio de juntas e articulações, constituem o esqueleto.

Segundo a Ciência, o corpo humano adulto tem ao todo 206 ossos. Já o bebê recém-nascido possui em torno de 300 ossos. A diferença de ossos do bebê para o adulto é que durante o crescimento, o corpo da criança acaba fundindo uns ossos com os outros.


Tipos de ossos

Existem quatro tipos diferentes de ossos no corpo humano:

  • O osso longo - tem uma forma longa e fina. Exemplos incluem os ossos dos braços e pernas (excluindo os punhos, tornozelos e rótulas). Com a ajuda dos músculos, os ossos longos funcionam como alavancas para permitir o movimento.
  • O osso curto - tem um agachamento em forma de cubo. Exemplos incluem os ossos que compõem os punhos e os tornozelos.
  • Osso plano - tem uma superfície ampla e achatada. Exemplos incluem costelas, omoplatas, ossos do peito e ossos do crânio.
  • Osso irregular - tem uma forma que não está de acordo com os três tipos acima. Exemplos incluem os ossos da coluna vertebral (vértebras).


Nomes dos ossos do esqueleto humano

Nomes dos ossos do esqueleto humano

Ossos da cabeça

A cabeça é formada por 22 ossos sendo 8 do crânio (frontal, 2 parietal, 2 temporal, occipital, esfenoide, etmoide) e 14 da face (2 zigomático, 2 maxilar, 2 nasal, mandíbula, 2 palatino, 2 lacrimal, vômer, 2 concha nasal inferior).


Osso do pescoço

O pescoço é formado apenas por um osso, o hioide.


Ossos do ouvido

O ouvido é formado por 6 ossos: 2 bigorna, 2 estribo e 2 martelo. Uma curiosidade sobre o estribo é que ele é o menor osso do corpo humano, medindo em torno de 0,25 centímetros.


Ossos do tórax

O tórax é formado por 24 costelas, 12 vértebras torácicas, 7 vértebras cervicais e 1 esterno.


Ossos do abdômen

Já o abdômen é formado por 5 vértebras lombares, 1 sacro e 1 cóccix.


Ossos dos membros superiores

Os membros superiores são formados por 64 ossos, sendo 2 clavículas e 2 omoplatas na cintura escapular e 2 úmeros, 2 ulna e 2 rádio nos braços.

Nas mãos são 54 ossos: Escafoide, semilunar, piramidal, pisiforme, trapézio, trapezoide, capitato, hamato, metacárpicos, falange proximal, falange média, falange distal.


Ossos dos membros inferiores

Os membros inferiores são formados por um pouco menos de ossos do que os membros superiores. São 62 ossos, sendo 2 na cintura pélvica, 8 nas pernas (2 fêmur, 2 patelas, 2 tíbias, 2 fíbulas).

Nos pés são 52 ossos: ossos do tornozelo, calcâneo, tálus, navicular, cuneiforme medial, cuneiforme intermédio, cuneiforme lateral, cuboide, metatarsais, falanges proximais, falanges médias, falanges distais.

Funções do esqueleto humano

O esqueleto humano não serve apenas para dar sustentação ao corpo. Ele apresenta uma série de funções no organismo como proteger os órgãos internos e os tecidos moles.

Veja: Sistema Esquelético

Ele também trabalha em conjunto com os músculos e gera movimentação ao corpo. Além disso, o esqueleto é um depósito de sais minerais como fósforo e cálcio.

Outra função do esqueleto é que ele tem relação com a produção das células do sangue, uma vez que a medula óssea é encontrada nos ossos.

Ossos do Corpo Humano



Por

Compartilhe