A propagação vegetativa é uma modalidade de reprodução assexuada típica dos vegetais. Na agricultura é comum a reprodução de plantas através de pedaços de caules (estaquia), é assim que propagamos cana-de-açúcar, mandioca, batatas, bananeiras, etc. Esse processo é possível porque o vegetal adulto possui tecidos meristemáticos (embrionários). Nesse tipo de propagação, os descendentes são geneticamente iguais à planta mãe.
Outra forma de propagar vegetativamente as plantas é a cultura de tecidos. A planta é reproduzida a partir de células meristemáticas das gemas que, cultivadas em laboratório, originam inúmeros exemplares idênticos à planta mãe.
A clonagem é outra técnica desenvolvida no final do século 20. Em 1997, a ovelha Dolly foi desenvolvida a partir do óvulo de uma ovelha adulta, sem o processo de fecundação. Em um óvulo não fecundado, do qual havia sido retirado o DNA, foi introduzido o material genético da ovelha a ser clonada. Dolly é geneticamente igual à ovelha doadora do material genético, pois possuem o mesmo DNA.
Autor: Amara Maria Pedrosa Silva
Fonte: Webcindario
Licença:

- Qual significado da sigla DNA?
- Reprodução Assexuada ou Agâmica
- DNA e RNA
- Clonagem da Ovelha Dolly
- Reprodução Sexuada ou Gâmica
- Estrutura e Duplicação do DNA
- Reprodução Vegetal
- A Clonagem de Humanos
- Reprodução dos Vírus
- Reprodução Humana
Por