Pedagogia

Plano de aula para história

Disciplina: História

Conteúdo específico:
. Povos da América Latina
. Diversidade cultural

Objetivos:
. Reconhecer a diversidade
. Conhecer os tipos de brincadeira indígena
. Comparar o próprio modo de vida com o de criança indígena

Metodologia:
. Material utilizado: folhas de jornal, barbante ou elástico

Desenvolvimento:

1. ETAPA: Comece o trabalho explicando que o propósito é conhecer como brincam diferentes grupos de criança . De início, mostre imagens de brincadeiras em países dessa regiã. São apreciados pelos indígenas jogos imitando animais, os preferidos deles são os jogos de gavião, jaguar,peixe pacu, jogo de jacami, dos patos, marreca e jogo do casamento. Eles gostam também de brincar com peteca e também jogo do fio. É importante enfatizar dois aspectos. Primeiro, apesar das comunidades indígenas serem muito diferentes, na maioria delas predominam as brincadeiras junto à natureza, principalmente nos rios. Segundo, as brincadeiras são retirados das florestas. E ainda as crianças indígenas brincam em grupos e sem competição, aprendendo diversas práticas do cotidiano. Finalize essa etapa pedindo aos alunos que discutam sobre as diferenças e semelhanças em relação às próprias brincadeiras.

2. ETAPA: Pergunte se conhecem uma peteca e se sabem usá-la. Proponha, então, que façam uma em sala. Comece amassando uma folha de jornal, formando uma bola achatada. Coloque-a no centro de outra folha, deixando as pontas soltas. Torça a folha na altura da bola e amarre com um barbante ou elástico. Aproveite para deixá-los brincar no patio com as petecas. De volta à classe, mostre que a palavra “peteca” vem de péteka, de origem tupi, nome de um brinquedo feito pelos indígenas com palha seca de milho. É importante explicar que o tupi era a língua falada em todo o litoral do Brasil até o século 18 e que inúmeras palavras dela foram incorporadas ao português~es. E até hoje, em Minas Gerais, o jogo de peteca é um esporte praticado, destacando a influência indígena na nossa cultura.

Avaliação:

Proponha que os alunos produzam um texto curto que identifique a influência indígena na nossa cultura, com base em uma das brincadeiras que eles conheceram. O texto pode ser comparado com algum jogo que eles veem como semelhança aos dos indígenas. Avalie se a turma incorporou a compreensão de que esses povos não são homogêneos, mas diferentes em termos de cultura, língua e práticas sociais.

Texto enviado às 10:39 – 15 de dezembro de 2010
Autor: Josilene Queiroz Santos