PEP (Programa de Educação Profissional)

O PEP é o Programa de Educação Profissional, uma iniciativa que foi criada em 2007 pelo governo do Estado de Minas Gerais. O objetivo do programa é oferecer educação profissionalizante de qualidade para os estudantes do estado.

O PEP oferece alternativas para a geração de emprego e renda. A iniciativa tem contribuído para a formação de bons profissionais e para o desenvolvimento econômico do Estado de Minas Gerais.

O Programa de Educação Profissional visa a formação de mão de obra qualificada para setores econômicos importantes para o país. Esse programa é uma iniciativa do governo de Minas Gerais, coordenado pela Secretaria de Estado da Educação.

O PEP facilita o acesso a cursos técnicos, e dá boas oportunidades profissionais para jovens e adultos. A iniciativa cria alternativas para a geração de emprego em Minas Gerais.

O programa oferece mais de 85 cursos em 132 municípios mineiros. Os cursos de educação profissional e formação técnica em nível médio são adequados às demandas regionais e municipais.

Até o momento, o PEP já atendeu mais de 140 mil alunos. As vagas são preenchidas por meio de um processo seletivo com provas de Português e Matemática.

Para concorrer às vagas, os estudantes devem se inscrever na seleção. Podem participar os alunos regulamente matriculados no 2º ou 3º ano do ensino médio da rede pública estadual, os alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos e as pessoas que já concluíram o Ensino Médio.

Os cursos são oferecidos pela Rede Mineira de Formação Profissional Técnica de Nível Médio. Depois de se formarem nos cursos, os estudantes podem fazer parte de um banco de talentos, criado para facilitar a inserção no mercado de trabalho.