O que é pedagogia?

Pedagogia é a área do conhecimento que realiza um estudo sistemático da educação e seus processos. Esse conhecimento está presente em todas as vertentes da prática educativa.

A pedagogia determina as bases educacionais da sociedade, e está ligada à organização e aos processos de transmissão do conhecimento. O objetivo da pedagogia é trabalhar a formação humana dentro de parâmetros contextualizados.

O profissional que atua no campo da pedagogia é chamado de pedagogo. Este profissional está devidamente preparado para atuar na educação infantil (pré-escolar), educação fundamental I (primeiro ao quinto ano), supervisão, direção escolar e orientação educacional.

A pedagogia respeita práticas educacionais, teorias pedagógicas, psicologia educacional, desenvolvimento infantil, sociologia e educação para pessoas com deficiência física. Esta área do conhecimento é baseada no papel do professor e da instituição escolar.

A pedagogia é uma área dinâmica, que aborda o papel da educação e das práticas educacionais. Ela também estabelece a metodologia de ensino de disciplinas básicas, como língua portuguesa, matemática e ciências naturais.