Misturas Homogêneas e Heterogêneas

Em química, misturas são compostas por duas ou mais substâncias puras. Por conta disso, têm uma composição química que varia muito, não possível de ser expressa em fórmula. As propriedades físicas das misturas não são constantes, de modo que variam conforme condições de temperatura e pressão. Essa inclusive é uma forma de se diferenciar as misturas das substâncias puras, as quais têm seus pontos de ebulição, fusão e sua densidade constantes e bem definidos, ao contrário das misturas.

Em alguns casos, temos misturas com nomes próprios, devido à sua importância biológica ou econômica. Por exemplo, a gasolina (mistura de hidrocarbonetos, formados por hidrogênio e carbono), o álcool hidratado (mistura de 96% de álcool etílico e 4% de água) e o ar atmosférico (mistura de 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio, 1% de argônio e outros gases, como o carbônico). Cada elemento que compõe as misturas é chamado de substância, que pode ser simples ou composta.

Para entender um pouco mais sobre as misturas, precisamos saber o que são os sistemas e as fases. Um sistema é um meio específico que se deseja estudar. Por exemplo, um tubo de ensaio no laboratório. Já uma fase é como se fosse uma espécie de “camada”, com um único e uniforme aspecto visual. É importante saber isso pois uma mistura pode ter uma fase ou mais, e esse é o critério de separação entre elas.

Misturas homogêneas


Tubos de Ensaio, Química, Misturas

As misturas homogêneas são aquelas compostas por uma única fase. Não há diferenciação visual entre as substâncias, que formam uma única fase no âmbito do sistema. Alguns exemplos de mistura homogênea são água e sal, água e álcool etílico, água e acetona, água e açúcar, água e sais minerais, entre outros. Nesses casos, não se pode separar as substâncias por métodos físicos (como centrifugação ou filtração), senão por técnicas químicas, como a destilação.

Também podemos chamar as misturas homogêneas de sistemas monofásicos, isto é, com apenas uma fase. Caso esse sistema homogêneo seja formado por duas ou mais substâncias ditas miscíveis, ou seja, que se misturam entre si, então estaremos diante de uma solução, a exemplo da água salgada, do vinagre e do álcool hidratado.

Misturas heterogêneas


Misturas quimicas

As misturas heterogêneas, por seu turno, são compostas por duas ou mais fases. É possível observar a diferenciação entre as substâncias a olho nu, ou através de um microscópio. Entre os exemplos de mistura heterogênea, podemos citar água e óleo, granito, água e enxofre, água com areia e óleo, etc. Os componentes das misturas heterogêneas podem ser separados por métodos físicos, a exemplo da filtração do café.

Essas misturas também podem ser denominadas de sistemas polifásicos, por possuírem duas fases ou mais, diferenciáveis a olho nu. Outro tipo de composição de um sistema heterogêneo é ser formado por uma única substância, mas em diferentes estados de agregação, isto é, estados físicos (líquido, sólido, vapor). Um exemplo disso seria a própria água, que pode ter os três estados de uma vez só, caso tenha uma pedra de gelo e o vapor que sobe da superfície do líquido.

Leia também! Assuntos relevantes