Estados Físicos da Matéria

Nas aulas de química, aprendemos sobre os estados físicos da matéria, também chamados de fases da matéria. Estes estados dizem respeito às características que a matéria pode apresentar em diferentes condições, com alteração na velocidade de movimento das partículas que formam uma substância.

Os estados físicos mais conhecidos são o sólido, o líquido e o gasoso, mas, ao todo, temos quatro estados físicos da matéria. São eles: Sólido, Líquido, Gasoso e Plasma. Os aspectos dos estados físicos são diferentes em cada substância, dependendo diretamente das condições de temperatura e pressão. Vale dizer que o plasma é a representação do gás ionizado. É um estado da matéria que foi criado em laboratório, no ano de 1995.

Uma matéria pode ser encontrada em diferentes estados físicos em função da proximidade das partículas que a formam. Neste contexto, forças de coesão e repulsão podem agir para fazer com que as moléculas de uma matéria se aproximem ou se afastem. Por causa disso, os estados físicos também são estudados como estados de agregação da matéria.


Entenda melhor os três principais estados físicos da matéria

Sólido – Tem moléculas muito próximas e com forma e volume fixos. Neste estado, a matéria não pode sofrer compressão e as forças de atração são predominantes. O gelo é um exemplo da água em estado sólido.

Metal Solido

Líquido – Tem moléculas mais distantes e as forças de repulsão agem mais ativamente. Neste estado, a matéria possui um volume constante, fácil escoamento e forma variável.

Metal Liguido

Gasoso – Tem moléculas em intenso movimento e forças de repulsão predominantes. Neste estado, a matéria não tem forma, nem volume. As substâncias gasosas sofrem expansão e compressão.

Estado gasoso da agua

Como é possível notar, os estados físicos da matéria correspondem às formas que as substâncias podem apresentar quando na natureza. São estados definidos por aspectos como temperatura, pressão e forças moleculares.

É importante lembrar que matéria é tudo aquilo que contém massa e ocupa um lugar no espaço. A matéria é formada por átomos e moléculas. Ainda em relação aos estados físicos sólido, líquido e gasoso, vale ressaltar que ocorrem mudanças de estado, como, por exemplo, no caso básico da água, que pode mudar do estado líquido para o sólido, tornando-se gelo; pode mudar do estado líquido para o gasoso, tornando-se vapor de água, e pode mudar do estado sólido para o líquido, retornando à condição regular de água.

As mudanças de estado físico são resultado da energia que é recebida ou perdida por determinada substância. Os processos de mudança de estado físico da matéria recebem os seguintes nomes:

Fusão – É a passagem do estado sólido para o estado líquido. Ocorre com o aquecimento de uma substância.

Vaporização – É a passagem do estado líquido para o estado gasoso. Ocorre por calefação, evaporação ou ebulição.

Liquefação/Condensação – É a passagem do estado gasoso para o estado líquido. Ocorre através do resfriamento.

Solidificação – É a passagem do estado líquido para o estado sólido. Acontece por meio do arrefecimento.

Sublimação – É a passagem do estado sólido para o estado gasoso, ou o contrário. Ocorre por aquecimento ou arrefecimento.


Leitura relevante:
Propriedades Gerais da Matéria

Leia também! Assuntos relevantes