Destilação Simples

A destilação é um processo químico feito desde a Idade Média. Trata-se de uma forma de separar substâncias decorrente do equilíbrio líquido. Assim, a mistura que é destilada se transforma em vapor, já que existe diferença de volatilidade na mistura. Antigamente, quem realizava este tipo de experiência era chamado de alquimista.

Leia: Idade Média

A destilação simples é um método para separar uma mistura homogênea. Neste tipo de mistura, o soluto, apresentado em estado sólido, está misturado ou dissolvido em um solvente, no estado líquido.

Leia: Misturas Homogêneas e Heterogêneas

Para destilar, é preciso evaporar o solvente que está no conteúdo. Sendo assim, sobra somente o soluto – o sólido. A parte líquida é retirada com a vaporização.

Destilação Simples

Um dos processos mais comuns de destilação simples, por exemplo, é separar água e areia. Para evaporar a água, o processo de vaporização consiste em aquecer a solução até 100°C. Isso pode ser feito em um balão de fundo chato.

O vapor de água é direcionado para o tubo de condensação. Depois do choque de temperatura, o vapor volta ao estado líquido, sendo posteriormente direcionado para recolhimento. No balão, é possível então perceber a areia que estava presente na mistura.

Aparelho para Destilação Simples
Aparelho para Destilação Simples. Ilustração de um aparelho de destilação simples. Veja alguns componentes abaixo em detalhe.

Balão de Destilação
Balão de Destilação

liquido em ebulição
Líquido em ebulição

condensador
Condensador


A montagem dos instrumentos de vidro para destilação simples deve ser feita com cuidado, para que não haja vazamento. Para realizar o processo em ambiente acadêmico, são necessários os seguintes componentes:

  • Manta aquecedora;
  • Balão de fundo chato ou redondo
  • Mangueira para entrar e sair água
  • Rolhas
  • Pérolas de vidro
  • Argola de ferro
  • Elemento T
  • Condensador de tubo reto
  • Erlenmeyer

Em indústrias de grande produção, a destilação simples pode fazer parte das tarefas do dia a dia. Porém, são usados equipamentos mais tecnológicos, apropriados para o tipo de trabalho. Entre os setores industriais que mais trabalham com destilação simples estão companhias que produzem vinho, cachaça, combustíveis, além de grandes e médios produtores de sucos e de outras bebidas amplamente consumidas pela população.

Leia também! Assuntos relevantes