Química

Produto de solubilidade (pH e Ks)

Produto de solubilidade é aquele gerado a partir das concentrações (mol/L) de íons em uma solução saturada. Isso acontece quando cada concentração é elevada ao coeficiente do íon na equação de dissociação iônica.

Na química, o produto de solubilidade tem como símbolo o KPS ou KS, que é uma constante de equilíbrio entre o sólido não dissolvido e os íons presentes na substância. Nos estudos sobre produto de solubilidade (KPS), temos sempre um soluto minimamente solúvel numa solução específica.

A expressão do produto de solubilidade (KPS) é igual ao produto das concentrações em mol/L dos íons presentes na solução saturada, elevadas à potência igual ao coeficiente da equação de dissociação iônica. Como já mencionado, o produto de solubilidade (KPS) é uma constante de equilíbrio, que apresenta ligação com a solubilidade (S).

Relação entre produto de solubilidade (KPS) e produto iônico:

Produto iônico < KPS - solução insaturada;

Produto iônico = KPS – solução saturada;

Produto iônico > KPS – solução saturada, com corpo de fundo (solução supersaturada).

Assista à aula:

O produto de solubilidade tem aplicação prática em todos os compostos iônicos que apresentam solubilidade baixa e solução saturada diluída. Outra informação relevante: o valor do produto de solubilidade para cada substância é sempre constante em determinadas condições de temperatura.

Quanto maior o valor do produto de solubilidade, mais solúvel a substância será (válido para situações em que a proporção de íons da solução é a mesma na dissociação da base ou do sal). De uma maneira geral, o produto de solubilidade muda de acordo com a temperatura.